Terça-feira, Julho 23, 2024
29.9 C
Lisboa
More

    USA: Jon Huntsman abandona disputa republicana pela Casa Branca

    Jon Huntsman anunciou nesta segunda-feira, 16 de janeiro, que abandona a disputa pela candidatura republicana para as eleições presidenciais norte-americanas. Representante da ala moderada do partido, o ex-governador de Utah se retira da corrida, mas promete apoiar o favorito Mitt Romney.

    Acompanhado de sua mulher Mary Kaye, Jon Huntsman confirmou que abandona a disputa e que a partir de agora seu apoio vai para Mitt Romney, vencedor do “caucus” (assembleia de eleitores) em Iowa, no centro do país, e da primária de New Hampshire, no nordeste. “Acho que chegou a hora de o nosso partido se unir e apoiar o melhor candidato para derrotar Barack Obama. Apesar das nossas divergências, acredito que o melhor candidato é o governador Mitt Romney”, disse Huntsman. O anúncio foi feito na estação balneária de Myrtle Beach, na Carolina do Sul, estado onde acontece no próximo sábado o terceiro voto para a escolha do candidato republicano para as presidenciais norte-americanas de 6 de novembro.

    Após Herman Cain, empresário negro afastado da disputa após o envolvimento em um escândalo de assédio sexual, e Michele Bachmann, musa do “tea party”, Jon Huntsman é o terceiro candidato a abandonar a corrida pela vaga de representante dos republicano para as presidenciais. Mas a notícia da retirada de Huntsman não surpreende muito, já que ele sempre foi o último colocado nas pesquisas de opinião e sua candidatura nunca conseguiu emplacar. Apesar de ter chegado em terceiro lugar no caucus de New Hampshire, ele conquistou apenas 1% dos votos em Iowa.

    Huntsman, que foi embaixador do governo de Barack Obama na China, destoava dos demais candidatos republicanos, pois era o único a poupar o atual presidente de críticas diretas. Sua postura moderada desde o início da campanha o distanciou do eleitorado conservador do partido. Mesmo se sua desistência não deve desequilibrar muito o panorama atual, os especialistas acreditam que essa saída de cena pode beneficiar Romney.

     

    Fonte: RFI

    Foto: REUTERS/Eric Thayer

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EUA: Onde Kamala Harris se posiciona em relação às alterações climáticas e porque é que isto a torna vulnerável aos ataques de Trump

    A retirada de Joe Biden da corrida presidencial de 2024 — cedendo a semanas de pressão após um debate...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema