O porta-voz da UNITA, Alcides Sakala, afirmou ontem, em Luanda, que o seu partido só se vai pronunciar sobre as eleições gerais de 31 de Agosto, ganhas pelo MPLA, no final da contagem que está a efectuar.
O político falava à Angop minutos antes da divulgação dos resultados definitivos e explicou que o seu partido não está muito preocupado com os números divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral, mas com os contidos das actas ou relatórios apresentados pelos seus delegados de lista, por achar que conferem maior fiabilidade.
“A UNITA continua a fazer a sua contagem, paralelamente a efectuada pela Comissão Nacional Eleitoral, e só no final disto é que vai fazer um pronunciamento oficial sobre os resultados definitivos do pleito. Portanto, para nós é ainda prematuro darmos uma opinião, mas tão logo terminemos o faremos” – afirmou Alcides Sakala, .
O director da campanha eleitoral da UNITA disse que o seu partido, na sua contagem, regista alguma discrepância com os dados da CNE em várias províncias, mas que prefere emitir o seu posicionamento apenas na próxima semana, depois de uma reunião a ser realizada pelo Comité Permanente, na próxima segunda-feira.
Quanto aos resultados por províncias, admitiu estar particularmente satisfeito e surpreso com o desempenho do partido em Luanda e agradeceu a confiança depositada à UNITA pelos eleitores em todo o país, justificando os feitos alcançados com questões pertinentes levantadas durante a campanha.
“O nosso objectivo é aperfeiçoar a democracia” – afirmou o político, considerando ser um processo irreversível – afirmou.
FONTE: Angop