Domingo, Maio 26, 2024
20.1 C
Lisboa
More

    UNITA desmente ter recebido qualquer dinheiro do Estado

    Adalberto da Costa Júnior, desmentiu ao Novo Jornal que o seu partido tenha recebido qualquer importância dos cofres do Estado.
    Segundo Adalberto Júnior, “o património da UNITA vem sendo ocupado ilegalmente pelo Governo, por figuras relevantes do Governo, por generais, por esquadras da polícia, por dirigentes do partido no poder com um claro propósito de reduzir a capacidade de acção política do partido”.

    “A devolução do património foi objecto dos Acordos de Paz, tendo o Governo angolano assumido o compromisso da sua devolução, o que nunca cumpriu. Aliás, tem vindo a demonstrar uma clara má fé nos seus actos”, denunciou.

    Ainda segundo este, “o Mecanismo Bilateral, que velou pela aplicação dos Acordos, pelo acompanhamento do processo de transição para a paz e a estabilidade interna, possuía actas, assinadas pelos mandatários do Presidente da República e pela UNITA, contendo o balanço dos incumprimentos do Governo angolano, em todo um processo onde os aspectos da Reconciliação Nacional têm sido completamente ignorados pelo Executivo, unicamente preocupado em garantir a continuidade, a qualquer preço, do MPLA no poder”.

    O PCA da UNITA disse, em exclusivo, que, por orientação da Comissão Política deste partido, em Setembro do ano passado, o seu presidente, Isaías Samakuva solicitou uma audiência ao Presidente da República sobre assuntos relacionados com a tensão política que se registava no país e também sobre a questão dos ex-militares deste partido.

    Enco ntrar soluções “Recentemente e por decisão da reunião da Comissão Política da UNITA, em Setembro de 2011, na cidade do Huambo, o presidente Isaías Samakuva solicitou uma audiência ao Presidente da República, levando como agenda a necessidade de encontrarem soluções para o clima de tensão social e política, que se mantêm, bem como a necessidade do Executivo demonstrar maior seriedade e responsabilidade perante os compromissos de paz e reconciliação nacional”, precisou.

    Este último aspecto, segundo a fonte, “envolveu especificamente a questão dos ex-militares, cujo dossier continua a ser gerido de modo descontínuo, assim como a matéria relativa à devolução do património pertencente à UNITA”.

    “A audiência teve lugar após a abertura do ano legislativo e pareceu contar com uma nova postura do Presidente da República, que na Assembleia Nacional falou da necessidade de maior diálogo, assim como o reafirmou na audiência”, disse Costa Júnior.

    O alto dirigente da UNITA disse que, após o encontro, o PR indicou algumas figuras do Executivo para integrarem uma equipa conjunta com membros da UNITA para darem acompanhamento aos assuntos ligados ao extinto mecanismo bilateral que ficaram por resolver após as eleições de 2008.

    “Foram indicados os membros das equipas, para o acompanhamento, em nome do Governo e da UNITA.
    A UNITA fez a entrega formal ao Governo angolano de um memorando, contendo a descrição minuciosa das matérias acima indicadas, especificando ponto por ponto, com nomes de ilustres dirigentes e o objecto das nossas reclamações”.

    “Os encontros tiveram início, foram feitas promessas por parte de membros do governo, mandatados pelo chefe do executivo e que falaram em seu nome, mas tal como as fizeram continuamos a aguardar até hoje que as cumpram. Repito: simplesmente estes ministros não têm sido capazes sequer de um comportamento ético que justifique os seus incompreensíveis e irresponsáveis comportamentos, nomeadamente, a autoria desta campanha de intoxicação contra a UNITA”, acusou.

    Fonte: Novo Jornal

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Anora de Sean Baker vence Palma de Ouro em Cannes. Miguel Gomes recebe Melhor Realização com Grand Tour

    O realizador norte-americano recebeu o prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Cannes pelo qual "trabalhou toda...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema