Sábado, Março 2, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    União Europeia: Durão Barroso em Lampedusa para homenagem às vítimas

    (Foto: TSF)
    (Foto: TSF)

    O presidente da Comissão Europeia desloca-se hoje à ilha de Lampedusa, em Itália, para prestar homenagem às vítimas do naufrágio da semana passada e expressar solidariedade.

    A Comissão Europeia diz que a visita vai permitir a Durão Barroso «prestar tributo às muitas vítimas que perderam tragicamente a vida ao tentar alcançar as costas da Europa», assim como manifestar «solidariedade e gratidão às autoridades e povo de Lampedusa».

    Durante a visita, Durão Barroso vai discutir com as autoridades italianas o contributo da Comissão, «no quadro das suas competências e recursos», com vista a mais medidas e ações concretas que possam ser tomadas a nível europeu e nacional para fazer face ao fenómeno dos fluxos de refugiados e às dificuldades dos Estados-membros afetados, indicou a Comissão.

    Ontem, a comissária europeia dos Assuntos Internos, Cecilia Malmstrom, que a Comissão vai pedir aos países membros recursos para uma grande operação Frontex «cobrindo todo o Mediterrâneo, de Chipre a Espanha, para uma grande operação de resgate e salvamento no mar Mediterrâneo».

    A missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia actuará no plano humanitário, mas o porta-voz desta agência, Michal Parzyszek, acredita que o efeito também será de disuasão.

    «Esta é uma questão muito simples. Quando se tem presença de oficiais 24 horas por dia, quando as pessoas tentam cruzar ilegalmente a fronteira e vêem os oficiais, eles simplesmente não atravessam. Tem um efeito dissuasor», disse.

    Através de um sistema de troca rápida de informações, a agência Frontex ajuda as autoridades de diferentes países da União Europeia a trabalhar em conjunto.

    A Comissão Europeia espera em breve avançar com um sistema que deverá interligar todas as unidades de vigilância, independentemente do Estado-membro em que se encontram, fornecendo fotografias operacionais detalhadas, com formatos compatíveis e capazes de ser visionadas em tempo real pelas diferentes polícias de controlo de fronteiras em toda a Europa.

    A Itália já tinha pedido ajuda aos parceiros europeus para fazer face ao número crescente de refugiados que chegam às suas costas e quer que a questão de imigração conste da agenda da cimeira europeia prevista para o final deste mês. (tsf.pt)

    Por João Francisco Guerreiro

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR realça empenho no combate à criminalidade económico-financeira

    O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, sublinhou esta sexta-feira, em Luanda, que o esforço e empenho da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema