A União Europeia (EU), com o objectivo de apoiar as eleições em Angola, no decurso do presente ano, atribuiu fundos no valor de um milhão e duzentos mil euros (€1.200.000) para projectos da sociedade civil.
Segundo uma nota de imprensa da delegação da EU em Angola, a que a Angop teve acesso, o fundo destina-se a promover, apoiar e observar as próximas eleições, em conformidade com as normas eleitorais nacionais e internacionais.
Acrescenta que ao abrigo do “Instrumento Europeu para a Democracia e os Direitos Humanos” (EIDHR), organizações da sociedade civil serão apoiadas no seu trabalho de fomento de uma maior participação cívica em Angola, de promoção do diálogo entre o governo e a sociedade civil, de educação e mobilização dos eleitores para o acto eleitoral, de observação eleitoral e de melhoria da capacidade dos meios de comunicação para acompanhar as eleições e organizar debates pluralistas com os candidatos políticos.
Ao mesmo tempo, refere, a União Europeia tem apoiado o trabalho dos órgãos de gestão eleitoral em Angola, através do Projecto de Apoio aos Ciclos Eleitorais nos PALOP e Timor-Leste.
Este projecto visa reforçar as capacidades institucionais e funcionais da Comissão Nacional Eleitoral e difundir instrumentos e metodologias de gestão eleitoral em português, adaptando-as às necessidades específicas dos países lusófonos.
Refere igualmente que a realização de eleições em 2012 é uma etapa importante na consolidação democrática em Angola, que a União Europeia está empenhada a apoiar de diversas formas.
Fonte: Angop