Segunda-feira, Abril 15, 2024
18.5 C
Lisboa
More

    União Africana faz apelo à paz

    O presidente da Comissão da União Africana pediu às autoridades da Guiné-Bissau para trabalharem “rapidamente para a normalização da vida institucional e possibilitar o retorno à paz e à estabilidade”.
    Jean Ping fez o apelo à sua chegada a capital do país, Bissau, proveniente de Cabo Verde, onde pediu apoio do arquipélago  para mais um mandato à frente da Comissão da União Africana.
    “As autoridades civis e militares devem tudo fazer para que a Guiné-Bissau possa encontrar a paz, a estabilidade nacional e para que todas as instituições civis e militares possam trabalhar normalmente, para que o país reencontre o seu lugar no seio na sub-região (África Ocidental), na CPLP e no mundo”, disse Jean Ping.
    Durante a sua estada em Bissau, o líder da Comissão da União Africana os acontecimentos de segunda-feira com o primeiro-ministro  da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior. Jean Ping também manteve um encontro com o presidente da Assembleia Nacional, Raimundo Pereira, que assume interinamente a chefia do Estado devido à ausência do Presidente da  República, Malam Bacai Sanhá, que está em Paris para tratamento médico.
    A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental   (CEDEAO) manifestou igualmente “grave preocupação” em relação aos ataques contra a sede das Forças Armadas Guineenses.
    No documento, o líder da Nigéria e em exercício da CEDEAO, Goodluck Jonathan, condenou qualquer acção que possa destabilizar a Guiné-Bissau e ameaçar a paz e a segurança de toda a região da África Ocidental.  “Este atentado surge na ausência do Presidente democraticamente eleito de Guiné-Bissau e por isso é inaceitável”, considerou.
    Goodluck Jonathan advertiu  “contra qualquer acção susceptível de colocar em perigo a ordem constitucional, a supremacia do direito e das instituições democráticas”.

    Fonte: Jornal de Angola
    Fotografia: AFP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Analistas avaliam preço do petróleo após ataque do Irão a Israel

    Os futuros do petróleo quase não foram afetados pelo ataque sem precedentes do Irão a Israel, com os traders...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema