Segunda-feira, Março 4, 2024
12.4 C
Lisboa
More

    União Africana anuncia fundo contra o terrorismo

    União Africana (DR)
    União Africana (DR)

    Os Estados da União Africana (UA) anunciaram nesta terça-feira a criação de um fundo especial para combater grupos militantes islâmicos que crescem com força desde o Quénia até a Nigéria. A ideia foi apresentada depois que as reuniões em Nairóbi sobre o problema foram destacadas nesta terça-feira após a captura de uma cidade no nordeste da Nigéria por militantes do Boko Haram. O combate matou dezenas de pessoas, de acordo com as forças de segurança, e forçou a fuga de pelo menos 5 mil.

    Um alto funcionário da União Europeia afirmou que os avanços do Estado Islâmico no Iraque e na Síria, onde controla vastas áreas de território, podem ajudar a desencadear uma competição entre o grupo e a Al-Qaeda na busca pela liderança islamita na África.

    Uhuru Kenyatta, presidente do Quénia, onde homens armados da Al-Shabaab mataram 67 pessoas em Setembro passado em um ataque a um shopping center, disse que os países africanos devem estar juntos contra a ameaça do Boko Haram e do Al-Shabaab.

    – Nenhum Estado pode enfrentar esta ameaça sozinho. É particularmente preocupante na África de hoje que as organizações terroristas tenham crescido tanto em termos de número e capacidade – afirmou o presidente queniano.

    O presidente do Chade, Idriss Deby, que preside o Conselho de Paz e Segurança da UA, afirmou que “há uma proposta de criação de um fundo especial para combater o terrorismo”.

    Mas Deby, acompanhado por Kenyatta e o presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, em entrevista coletiva, não deu detalhes sobre quem iria contribuir para o fundo ou como o dinheiro será usado. (Agência o Globo)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TAAG promove Angola e destinos africanos na bolsa do turismo de Lisboa

    A TAAG-Linhas Aéreas de Angola participou de 28 de Fevereiro a três de corrente mês, na 4ª edição da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema