Segunda-feira, Abril 15, 2024
19.8 C
Lisboa
More

    Um dia que marcou o mundo

    Imagens que correram mundo e marcaram de forma trágica a vida de milhões

    Os ataques suicidas de 11 de Setembro de 2001 aos Estados Unidos foram coordenados pela Al-Qaeda. Na manhã daquele dia, 19 membros da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões de passageiros. Os sequestradores intencionalmente bateram com dois aviões contra as Torres Gémeas do World Trade Center em Nova Iorque, matando todos os que seguiam a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios.
    Os prédios desmoronaram em duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O terceiro avião de passageiros foi atirado contra o Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington. O quarto avião caiu num campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, porque alguns passageiros e tripulantes tentaram retomar o controlo do avião, que os sequestradores tinham reencaminhado para Washington Não houve sobreviventes.
    O total de mortos nos ataques foi de 2.996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores. A esmagadora maioria das vítimas era civil, incluindo cidadãos de mais de 70 países. Os Estados Unidos responderam aos ataques com o lançamento da Guerra ao Terror.
    O país invadiu o Afeganistão para derrubar os talibãs que apoiavam a Al-Qaeda. Os Estados Unidos também aprovaram o USA Patriot Act. Muitos outros países também reforçaram a sua legislação anti-terrorismo e ampliaram os poderes de aplicação da lei.
    Algumas bolsas de valores dos Estados Unidos da América ficaram fechadas no resto da semana seguinte ao ataque e registaram enormes prejuízos ao reabrir, especialmente nas indústrias aérea e de seguros.
    O desaparecimento de milhares de milhões de dólares em escritórios destruídos causaram sérios danos à economia de Lower Manhattan, Nova Iorque.
    Os danos no Pentágono foram reparados num ano, e o Memorial do Pentágono foi construído ao lado do prédio. O processo de reconstrução foi iniciado no local do World Trade Center.

    Em 2006, uma nova torre de escritórios foi concluída no local. Outra torre r está em construção no local e, com 541 metros de altura após a sua conclusão, em 2013, passa  a ser um dos edifícios mais altos da América do Norte. Mais três torres foram inicialmente previstas para serem construídas entre 2007 e 2012 no local das antigas Torres Gémeas.
    O Memorial Nacional do Voo 93 começou a ser construído 8 de Novembro de 2009 e a primeira fase de construção fica concluída no décimo aniversário dos atentados de 11 de Setembro, em 2011.

     

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: Reuters

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Alerta de Segurança: iPhones de 92 Países Sob Ameaça de Spyware

    Num mundo cada vez mais conectado, a segurança digital tornou-se um dos pilares fundamentais da nossa existência online. Recentemente,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema