Terça-feira, Março 5, 2024
10.7 C
Lisboa
More

    Uíge: Incumprimento de medidas de biossegurança contribui para aumento de casos de sarampo no Songo

    (Foto: DR)
    (Foto: DR)

    Uíge – Os casos de sarampo voltaram a ascender no município do Songo, a 40 quilómetros a norte da cidade do Uíge, por incumprimento das medidas de biossegurança pela população, informou neste sábado, à Angop, o responsável da saúde pública e controlo das grandes endemias local, Bayá Bernardo Teca.

    Segundo ele, durante o mês de Setembro o hospital municipal do Songo registou a entrada de 71 doentes contra os 41 diagnosticados em Junho último.

    “Durante o mês de Setembro tivemos um índice de casos de sarampo que nunca atingimos, onde registamos 71 doentes provenientes dos bairro Bau II, 1º de Maio, Zulumongo (ambos na periferia da vila do Songo), da comuna do Kinvuenga e novos casos vindos do município do Uíge. Destes 46 doentes receberam alta e 28 estão internados”, revelou.

    Para reverter o quadro, o responsável disse estar em curso uma actividade de repescagem (bloqueio) em todas as localidades afectadas e em zonas vizinhas por forma a se erradicar o surto.

    Bayá Bernardo Teca deu a conhecer que os primeiros casos de sarampo surgiram na localidade de Kinzambi e neste momento há maior foco no bairro Bau II, arredores da Vila do Songo, ao mesmo tempo que assegurou existir medicamentos suficientes e técnicos preparados para corresponder com quaisquer outros casos que possam surgir.

    Aproveitou a oportunidade para apelar aos habitantes locais a seguirem as medidas de prevenção, bem como evitarem recorrer aos terapeutas tradicionais, por forma a se evitar o alastramento da epidemia para outras aldeias, primando ainda pela higiene doméstica.

    O município do Songo dista a 40 quilómetros a norte da cidade capital da província do Uíge. Tem uma extensão territorial de 2.800 quilómetros quadrados e possui uma comuna (Kinvuenga), 13 regedorias, 81 aldeias e uma população estimada em 44 mil habitantes. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Emirados Árabes Unidos convocarão uma reunião sobre financiamento climático em preparação para a COP29

    Os Emirados Árabes Unidos reunirão representantes dos países e líderes de instituições financeiras globais numa reunião especial em junho,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema