Terça-feira, Abril 16, 2024
14.1 C
Lisboa
More

    UE organiza o fórum Global Gateway 2023, com o eixo ferroviário Angola-RDC-Zâmbia na mira

    O fórum Global Gateway reúne representantes de governos da União Europeia e de todo o mundo com o setor privado, a sociedade civil, instituições financeiras e organizações internacionais, num evento de dois dias, em Bruxelas, em 25 e 26 de outubro de 2023.

    De acordo com a agência Bloomberg, espera-se que a UE assine dois memorandos de entendimento durante o fóorum com a República Democrática do Congo e a Zâmbia, facilitando o acesso a matérias-primas essenciais à medida que o bloco procura diversificar os fornecedores. Farão parte do esforço mais amplo da UE para desenvolver o corredor estratégico Lobito/trans-africano, um projecto ferroviário do caminho de ferro de Benguela para ligar Angola, a RDC e a Zâmbia para permitir o transporte de matérias-primas e minerais através do Atlântico.

    O fórum acontecerá uma semana depois de a China ter reunido representantes de mais de 130 países para celebrar o 10º aniversário do seu próprio plano de investimento global, a Iniciativa Cinturão e Rota (Belt and Road Initiative – BRI).

    De acordo com o site da Comissão Europeia a estratégia Global Gateway visa criar ligações sustentáveis e de confiança em benefício das pessoas e do planeta. Permite enfrentar os desafios globais mais prementes, desde a luta contra as alterações climáticas à melhoria dos sistemas de saúde e ao reforço da competitividade e da segurança das cadeias de abastecimento mundiais.

    A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou “Apoiaremos investimentos inteligentes em infraestruturas de qualidade, respeitando as mais elevadas normas sociais e ambientais, em consonância com os valores e os padrões da UE. A estratégia Global Gateway servirá de modelo para a construção de ligações mais resilientes entre a Europa e o resto do mundo.”

    Entre 2021 e 2027, a estratégia Global Gateway mobilizará até 300 mil milhões de EUR de investimentos para projetos sustentáveis e de elevada qualidade, tendo em conta as necessidades dos países parceiros e assegurando benefícios duradouros para as comunidades locais.

    O marco inaugural da estratégia Global Gateway foi o Pacote de Investimentos Europa-África, com um investimento de aproximadamente 150 mil milhões de EUR dedicado ao reforço da cooperação com os parceiros africanos. A UE começou igualmente a executar a estratégia Global Gateway na Ásia e no Pacífico, bem como na América Latina e nas Caraíbas, onde a presidente Ursula von der Leyen anunciou um investimento da UE e dos seus Estados-Membros superior a 45 mil milhões de EUR.

    Em 2023, foram lançados 90 projetos em todo o mundo nos setores digital, da energia e dos transportes, através da estratégia Global Gateway, com a intenção de reforçar também os sistemas de saúde, de educação e de investigação a nível mundial.

    A UE compete com países como a China para desenvolver projetos de infraestruturas e conectividade em países emergentes.

    A Comissão Europeia, o braço executivo da UE, pretende uma cimeira menor e mais direcionada do que o BRI da China.

    O fórum acolherá discussões em painéis sobre energia verde, educação e investigação, matérias-primas essenciais para as novas tecnologias verdes, corredores de transporte, fabrico de produtos de saúde e infraestrutura digital.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Depois da Secretária do Tesouro dos EUA, Chanceler Alemão chega à China com a missão de reduzir as tensões económicas

    O chanceler alemão, Olaf Scholz, levará uma mensagem delicada à China esta semana: Pequim ainda não agiu de acordo...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema