Terça-feira, Junho 25, 2024
18.3 C
Lisboa
More

    Ucrânia acusa Rússia de bombardear central nuclear

    A Ucrânia acusou esta segunda-feira, 19 de Setembro, a Rússia de ter bombardeado a central nuclear Pivdennonooukrainsk, no sul do pais, manifestando mais uma vez receio de um incidente nuclear. Moscovo nega as acusações.

    A central de Pivdennonooukrainské a terceira infra-estrutura nuclear a estar envolvida na guerra lançada pela Rússia, em Fevereiro, contra a Ucrânia, apesar dos apelos da comunidade internacional para se evitar uma catástrofe continental.

    Moscovo nega as acusações feitas pelas autoridades ucranianas, três dias depois da descoberta de mais uma vala comum, com centenas de corpos, junto a Izioum, cidade recentemente recuperada aos militares russos.

    Reagindo aos bombardeamentos que atingiram a central nuclear de Pivdennonooukrainsk, na região de Mykolaiv, o PresidenteVolodymyr Zelensky acusou a Rússia de estar “a colocar em perigo o mundo inteiro”.

    “Devemos parar com isso antes que seja tarde demais”, disse o Presidente ucraniano no Telegram, divulgando também um vídeo de vigilância a mostrar uma grande explosão.

    A operadora estatal de energia nuclear ucraniana Energoatom afirmou que “uma forte explosão ocorreu a apenas 300 metros dos reactores, acrescentando que “os três reactores da central estão a operar em modo regular. O bombardeamento não causou mortos ou feridos”.

    Este bombardeamento acontece quando as forças russas estão a perder terreno no nordeste do país, diante de uma contra-ofensiva ucraniana na região de Kharkiv. As tropas de Kiev também obtiveram pequenas vitórias no sul do país.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TPI emite mandados de prisão contra comandante do Estado-Maior e ex-ministro russo

    O Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou nesta terça-feira (25) que emitiu mandados de detenção contra o comandante do Estado-Maior...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema