Domingo, Março 3, 2024
11.5 C
Lisboa
More

    Turquia diz que pode avaliar candidatura da Finlândia à Otan separada da Suécia

    A Turquia poderia avaliar a candidatura da Finlândia à entrada na aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) independentemente da proposta de adesão da Suécia, disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, nesta segunda-feira, depois que protestos que incluíram a queima de um Alcorão em Estocolmo provocaram indignação em Ancara.

    “É uma abordagem justa estabelecer uma diferença entre um país problemático e um menos problemático. Podemos avaliar os pedidos (finlandês e sueco) à Otan separadamente se a Otan e esses países tomarem uma decisão sobre isso”, afirmou Cavusoglu.

    A Suécia e a Finlândia se inscreveram no ano passado para entrar na Otan após a invasão da Ucrânia pela Rússia e precisam da aprovação de todos os países membros para ingressar. A Turquia e a Hungria ainda não ratificaram a adesão dos países nórdicos.

    A Turquia nunca foi contra a expansão da Otan, acrescentou Cavusoglu. Mas as medidas tomadas pela Suécia sob um acordo trilateral assinado no ano passado não são suficientes, disse ele.

    Na semana passada, a Turquia suspendeu as negociações sobre a Otan com a Suécia e a Finlândia por causa dos protestos em Estocolmo. O presidente turco, Tayyip Erdogan, sinalizou no domingo que Ancara pode concordar com a adesão da Finlândia à Otan antes da Suécia.

    A Turquia diz que a Suécia, em particular, abriga o que diz serem militantes do banido Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que pegou em armas contra o Estado turco em 1984.

    Por Ezgi Erkoyun

    Publicidade

    spot_img
    FonteREUTERS

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Líder da Junta Militar do Chade anuncia candidatura depois do assassinato do líder da oposição

    O líder da Junta Militar do Chade, Mahamat Idriss Deby Itno, anunciou neste sábado, 2, a sua candidatura às...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema