Sábado, Fevereiro 24, 2024
10.9 C
Lisboa
More

    Turquia dá luz verde à candidatura da Suécia à Otan

    O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, concordou nesta segunda-feira em encaminhar ao Parlamento a proposta da Suécia de ingressar na aliança militar da Otan, parecendo encerrar meses de drama sobre uma questão que prejudicou o bloco enquanto a guerra se alastrava na Ucrânia.

    A Suécia e a Finlândia solicitaram adesão à Otan no ano passado, abandonando suas políticas de não-alinhamento militar que duraram décadas na Guerra Fria, em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.

    Embora a adesão da Finlândia à Otan tenha recebido o sinal verde em abril, a Turquia e a Hungria ainda não aprovaram a candidatura da Suécia. Estocolmo tem trabalhado para se juntar ao bloco na cúpula da aliança na capital Lituânia, Vilnius, que começa na terça-feira.

    “Tenho o prazer de anunciar… que o presidente Erdogan concordou em encaminhar o protocolo de adesão da Suécia à grande assembleia nacional o mais rápido possível e trabalhar em estreita colaboração com a assembleia para garantir a ratificação”, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, em uma entrevista coletiva, descrevendo a decisão como um passo “histórico”.

    Ele havia convocado Erdogan e o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, para várias horas de conversas na véspera da cúpula, enquanto tentava finalmente romper o impasse.

    Erdogan resistiu por meses, dizendo que a adesão da Suécia dependia da implementação de um acordo alcançado no ano passado durante a cúpula da aliança em Madri e que ninguém deveria esperar concessões de Ancara.

    A Turquia acusava a Suécia de não fazer o suficiente contra pessoas que a Turquia vê como terroristas, principalmente membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que é considerado uma organização terrorista pela Turquia, UE e pelos Estados Unidos.

    Por Sabine Siebold e John Irish, reportagem adicional de Niklas Pollard, Andrius Sytas e Justyna Pawlak em Vilnius, Anna Ringstrom e Johan Ahlander em Estocolmo e Ezgi Erkoyun em Istambul

    Publicidade

    spot_img
    FonteREUTERS

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Lula repete que governo israelense comete genocídio em Gaza e defende criação de Estado palestino

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dobrou a aposta e reafirmou nesta sexta-feira que o governo de Israel...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema