Terça-feira, Julho 16, 2024
18.7 C
Lisboa
More

    Trocas comerciais bilaterais são favoráveis à Namíbia

    Angola importou da Namíbia, em 2010, bens e serviços no valor de 577 milhões de dólares e exportou, no mesmo período, produtos avaliados em cerca de 300 milhões dólares, disse na segunda-feira, em Luanda, a ministra angolana do Comércio, Idalina Valente.
    Segundo as declarações da ministra, feitas durante as Jornadas Económicas Angolano-Namibianas, que decorrem de até sexta-feira, em Luanda, nas relações comerciais entre os dois países, Angola regista um défice.
    Idalina Valente realçou que as exportações da Namíbia para Angola continuam a crescer e que, até 2008, figuravam em quinto lugar na lista de países para os quais aquele país mais exporta.
    Comparando com a China, a governante disse que Angola tem um excedente na sua balança comercial, porque importa mais do que exporta.
    De acordo com a titular da pasta do Comércio, no decurso destas jornadas pretende-se revitalizar um acordo assinado em 2004 pelos dois países, assim como rever algumas questões comerciais e de investimentos recíprocos.
    “Há interesse de empresários namibianos em investir em Angola e, por outro lado, a Namíbia convida os angolanos a investirem lá e a fazerem parcerias”, frisou a ministra.
    Embora Angola tenha um programa de investimento aberto a todos os países, tem particular interesse, de acordo com Idalina Valenta, que os empresários namibianos invistam em áreas como a agroindústria, agricultura, energia e construção civil, porque necessita de adquirir “know-how”.
    A ministra referiu ainda que o nosso país tem um grande fluxo de comércio transfronteiriço com as províncias limítrofes, porque os angolanos procuram serviços de saúde e de outro tipo.Durante o encontro, vão ser abordados aspectos relacionados com os problemas das alfândegas na província do Cunene, que têm merecido muitas queixas da parte namibiana.

     

     

     

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    África do Sul arrecadará US$ 2,4 bilhões com o Pacto Climático este ano

    O Tesouro Nacional da África do Sul disse que espera que até 2,4 bilhões de dólares ingressem no país...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema