Segunda-feira, Maio 13, 2024
16.4 C
Lisboa
More

    Tribunal francês abre investigação contra cardeal em caso de agressão sexual

    A Justiça francesa abriu uma investigação contra um cardeal que admitiu na segunda-feira (7) que teve um comportamento “repreensível” com uma menor de idade há 35 anos, indicou a Promotoria de Marselha nesta terça-feira (8).

    “Foi aberta uma investigação preliminar para verificar os elementos desta ‘revelação'”, indicou à AFP o promotor de Marselha, Dominique Laurens, admitindo que “nenhuma denúncia” foi apresentada até o momento.

    O cardeal Jean-Pierre Ricard, aposentado desde 2019 no sudeste da França, causou um novo terremoto na Igreja francesa, um ano após a divulgação de um relatório que estimava que havia cerca de 216.000 vítimas menores de abuso por padres e religiosos entre 1950 e 2020.

    Em carta lida na segunda-feira pelo presidente da Conferência Episcopal francesa, Éric de Moulins-Beaufort, o ex-bispo de Bordeaux, confessou que se comportou “de forma repreensível com uma menina de 14 anos” há 35 anos, quando era pároco em Marselha.

    “Meu comportamento necessariamente causou consequências graves e duradouras para essa pessoa”, escreveu o cardeal de 78 anos, que disse que se colocou à disposição da justiça, tanto civil quanto canônica, e pediu “perdão” à vítima.

    Embora os fatos pareçam prescritos, a Justiça iniciou uma investigação preliminar, um primeiro passo para determinar se um processo criminal pode ser aberto.

    A diocese de Marselha publicou uma declaração na segunda-feira indicando que esses fatos já estavam sendo “instruídos” pela Igreja, destacando a “dor” que causaram.

    No âmbito da sua reunião anual em Lourdes (sul), Moulins-Beaufort assegurou que 11 bispos e ex-bispos foram acusados perante a justiça civil ou canônica por agressão sexual ou por não denunciar estes acontecimentos, incluindo Ricard.

    AFP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR de Angola em Genebra em “esforço” para recuperar ativos do Estado desviados por corrupção

    O Procurador-Geral da República de Angola (PGR) encontra-se em Genebra, na Suíca, para tratar com as autoridades locais a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema