A petrolífera francesa Total e a americana ExxonMobil garantem ter concertado a permuta de alguns activos no Mar do Norte da Noruega.
A Total vai ceder à ExxonMobil uma fatia de 5,6 por cento na licença PL089 e as participações nos campos de Sygna (2,52 por cento), Statfjord Øst (2,8 por cento) e Snorre (6,18 por cento).
Em troca, recebe uma parcela de 4,7 por cento no campo de Oseberg e de 4,33 por cento no sistema de transporte de Oseberg, além de toda a licença de PL029c e 30 por cento da PL029b, que contêm parte do campo de Dagny.
Oseberg é um dos maiores campos de petróleo e gás do Mar do Norte e inclui campos satélites em desenvolvimento. As reservas em Dagny são estimadas pelo Directório de Petróleo da Noruega em 205 milhões de barris de óleo equivalente e a decisão final de investimento, para desenvolver o campo, deve sair antes do fim do ano. Após a troca, a Total passa a ter 14,7 por cento de Oseberg e 39,54 por cento do campo de Dagny.
Hoje, a companhia possui dez por cento e 6,54 por cento, respectivamente. Uma pequena compensação financeira vai ser paga pela Total, para concluir a operação. A troca deve ser concluída antes do fim de 2012, mas as autoridades norueguesas ainda precisam aprovar o negócio.
Fonte: JA