Quarta-feira, Julho 17, 2024
26.5 C
Lisboa
More

    Total analisa com Presidente moçambicano segurança de projecto bilionário em Cabo Delgado

    Investimentos têm sido ameaçado com ataques de insurgentes cada vez mais próximos

    O presidente-executivo da Total, Patrick Pouyanné reuniu-se recentemente com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, para discutir a intensificação da insurgência ligada ao Estado Islâmico no norte do país, que tem afectado o investimento da companhia francesa de 20 biliões de dólares na extração de gás natural.

    A multinacional francesa Total, com mega-projecto de gás natural na ilha de Afundi, tem visto ataques de insurgentes aproximarem-se cada vez mais do seu investimento na província moçambicana de Cabo Delgado.

    Aliás, a empresa tem neste momento as operações paradas após ataques dos insurgentes, tendo retirado os expatriados para fora da área e enviado aos trabalhadores locais para casa.

    Devido à situação, o Nyusi e Pouyanné concordaram com a necessidade de estabelecer um plano de segurança para garantir a boa execução do projecto.

    Agora, por causa de contínuos problemas de segurança ao projecto, a multinacional estará em negociações com as autoridades da ilha francesa de Mayote para deslocar para ali operações logísticas de apoio às suas operações offshore no norte de Moçambique, escreve a Carta de Moçambique citando Africa Intelligence.

    Adianta-se que Mayote, a 500 quilómetros de Pemba, possui um porto de águas profundas, um hospital funcional, base naval e um destacamento permanente da Legião Estrangeira Francesa.

    O projecto no entanto enfrenta alguns problemas como uma pista de aterragem curta e o facto de alguma empresas que trabalham para a Total em Moçambique não quererem mudar as suas operações para Mayote devido aos custos onerosos de tal opção.

    Publicidade

    spot_img
    FonteVoA

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    FMI: Crescimento global estável em meio à desinflação mais lenta e à crescente fragmentação geoeconómica

    O FMI publicou na terça-feira a revisão das suas projeções sobre a economia mundial. O Fundo Monetário Internacional alertou que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema