Quinta-feira, Julho 18, 2024
26.7 C
Lisboa
More

    Tony Parker impressionado com “Formigas” do Cazenga

    O talento e a dedicação de mais de duas centenas de crianças da Escola Desportiva Formigas do Cazenga, em Luanda, deixou impressionado o antigo jogador da NBA, o francês Tony Parker, que se encontra em Angola.

    Durante a visita hoje, as instalações da referida agremiação da capital do país, o ex-basquetebolista confraternizou com cerca de 300 crianças do projecto de iniciação, aprendizagem da prática de actividades desportivas no Distrito do Cazenga.

    Em conferência de imprensa, o francês afirmou que o número de crianças que abraçam o projecto das Formigas do Cazenga encontraram um lugar para se formar em duas vertentes, por via do desporto, o que pontifica em Angola.

    “Estou feliz por estar aqui em Angola. Gostaria que o trabalho que está ser desenvolvido possa ser um modelo para África. Aqueles que mais se dedicarem vão ter o nosso apoio académico e desportivo, porque o que pretendemos é ajudar a nascerem novas estrelas”, disse.

    Depois de ensinar algumas técnicas aos jovens atletas, Parker visitou as instalações da escola, tendo descerrado a placa das áreas renovadas. Ainda plantou uma árvore como símbolo da preservação do ambiente.

    Em Julho de 2021, foi assinado um memorando entre a Embaixada de França em Angola, Agência Francesa de Desenvolvimento e a Escola Formigas do Cazenga.

    O referido acordo, que contempla, além da formação de treinadores à distância, o fornecimento de material desportivo. Também abrangeu a reparação da quadra desportiva, piso pintura e mais dez tabelas de basquetebol.

    O clube, dirigido pelo antigo dirigente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Nguabi Salvador, conta com 300 crianças, em ambos os sexos, recebem ensinamentos desportivos, formação académica e da língua francesa.

    Tony Parker, campeão pela NBA em três ocasiões (2003, 2005, 2007 e 2014), com a equipa dos San António Spurs, ao longo dos 17 anos que representou aquele emblema norte-americano.

    Ainda no âmbito da cooperação com a ilustre figura europeia, a jovem basquetebolista angolana Sara Caetano, frequenta, acerca de dois anos, a Academia Tony Parker, em França, onde beneficia de uma bolsa de estudo e pratica desportiva.

    A mascote das formiguinhas do Cazenga, além do seu clube do berço, destacou-se várias vezes ao serviço das selecções angolanas de basquetebol juniores femininos.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ex-PGR lamenta escutas de quatro anos a João Galamba (a atual PGR acha normal e admite até mais tempo)

    O ex-procurador-geral da República Cunha Rodrigues sublinha que "o país tem um problema com as escutas". Em entrevista à...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema