Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024
12.1 C
Lisboa
More

    Temperaturas vão subir no fim de semana até aos 42 graus

    Hoje temos um dia fresco, mas o tempo quente vai marcar o fim de semana e prolongar-se até quarta-feira.

    Em declarações à agência Lusa, Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que a partir de sábado as temperaturas máximas e mínimas vão subir na generalidade do território devido a uma massa de ar quente e tropical vinda do norte de África.

    “Hoje é ainda um dia fresco com muita nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso, mas a partir de sábado regressa o tempo quente e é um cenário previsível até segunda, terça ou mesmo quarta-feira”, disse.

    De acordo com Maria João Frada, o vento vai rodar para o quadrante leste e transportar uma massa de ar quente e seca do interior da Península Ibérica e do norte de África.

    “Esta massa de ar tropical vai dar origem a um episódio de tempo quente na generalidade do território com máximas a variar entre 32/34 e os 40/42 graus Celsius em alguns locais, com exceção das terras altas”, disse.

    A meteorologista adiantou também que as noites vão ser tropicais, variando entre os 20 e os 25 graus, com exceção das terras altas.

    “O vento será em geral fraco, soprando temporariamente de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde e de sueste na costa sul do Algarve”, salientou.

    De acordo com Maria João Frada, este episódio de tempo quente terá início nas regiões do interior, afetando as regiões do litoral a partir de sábado.

    O IPMA emitiu hoje um Aviso Amarelo para os 18 distritos de Portugal continental devido ao tempo quente, com persistência de valores elevados das temperaturas mínimas e máximas.

    O Aviso Amarelo para o continente vai estar em vigor entre as 13:00 de sábado e as 07:00 de domingo. Emitiu também um ‘Aviso Laranja’ para as regiões montanhosas da ilha da Madeira na sexta-feira e sábado.

    Na quarta-feira, o IPMA adiantou em comunicado que o arquipélago da Madeira vai estar entre sexta-feira e terça-feira da próxima semana sob a influência direta de uma massa de ar tropical continental, quente e seco.

    O arquipélago da Madeira encontra-se sob aviso amarelo desde as 04:00 de hoje e até às 17:00 de sábado também devido ao tempo quente. (SIC NOTICIAS)

    Com Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e China exploram novas opções de alívio da dívida para os países em desenvolvimento

    Os Estados Unidos e a China estão a discutir novas medidas para evitar uma onda de incumprimentos soberanos nos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema