Terça-feira, Maio 21, 2024
19.5 C
Lisboa
More

    Tanzânia mostra interesse na experiência de Angola

    Mathias Chakawe (thehabari.com)
    Mathias Chakawe (thehabari.com)

    A Tanzânia acompanha a vida em Angola. O ministro dos Assuntos Constitucionais da Tanzânia aconselhou os operadores, empresários e líderes do sector dos Petróleos a seguirem o exemplo de Angola na utilização dos recursos petrolíferos para benefício de todos os tanzanianos.

    Numa matéria publicada na edição de segunda-feira pela imprensa tanzaniana, Mathias Chikawe diz: “Angola é o único país africano que atingiu os melhores padrões na utilização do petróleo e gás em benefício dos seus cidadãos”. A matéria refere-se à alocução de Mathias Chikawe, num fórum empresarial em Dar es Salam. O ministro disse que a melhor forma de gerir os recursos petrolíferos é formular políticas viradas para o bem-estar dos cidadãos. “As políticas devem claramente envolver as comunidades locais na gestão e utilização dos recursos petrolíferos e do gás na economia do país, para termos a possibilidade de competir neste mercado global e liberal”, referiu. “Precisamos de aprender com eles em termos de políticas do sector dos petróleos, o que a legislação angolana diz, como funciona, para o desenvolvimento e bem-estar do país”, acrescentou Mathias Chikawe.
    O ministro lembrou que Angola desenvolveu o sector e está a receber grandes somas de receitas petrolíferas e que o país é um dos mais ricos em hidrocarbonetos. “A Tanzânia devia adoptar esta mesma estratégia, porque Angola é hoje uma das economias em mais rápido crescimento e melhorou o bem-estar da sua população, através dos recursos do petróleo”, disse o ministro. Na sua opinião, esta é uma forma da Tanzânia garantir o desenvolvimento sustentável do país e o bem-estar da população. “Temos de ir a Angola ao encontro de especialistas, falar com eles, depois regressarmos e pôr em prática o que aprendermos com eles”, disse, sugerindo que os líderes do sector devem realizar visitas de negócios a Angola para troca de experiências em tecnologias para o progresso da Tanzânia. Mathias Chikawe afirmou que apesar de grande percentagem da exploração petrolífera ser suportada por companhias estrangeiras, a situação económica do país é boa. “A Tanzânia e Angola têm relações cordiais. Podemos requisitar professores e especialistas para a Tanzânia e mostrarem-nos como evoluíram e como podemos chegar aonde eles estão”, concluiu o ministro Mathias Chikawe. Em Fevereiro do ano passado, o ministro de Energia e Minerais da Tanzânia, Sospeter Muhongo, afirmou que o seu país também pretende  criar um fundo soberano que vai usar a crescente receita do petróleo e gás para financiar projetos de desenvolvimento. O fundo também pode investir em ações de empresas para acumular riqueza. “Devemos ter um fundo cuja acessibilidade é de alguma forma muito restritiva e a utilização dos recursos é para bons projectos”, disse Muhongo, acrescentando que, após a aprovação do público e de incorporadas as propostas das empresas, o Parlamento tanzaniano deve votar sobre a política, que não é actualizado desde 1980.
    O Governo da Tanzânia assinou acordos de parceria de partilha, com três grandes empresas de exploração de combustível, aumentando as esperanças de prosperidade económica do país.
    O ministro Sospeter Muhongo disse que o  Governo tanzaniano está decidido a conceder licenças de exploração à empresa petrolífera Total, terceira maior produtora europeia de petróleo bruto, para pesquisa de petróleo e gás nete país do Leste Africano.
    “Esta empresa, com sede em Paris, aproximou-se de nós e decidimos emitir licenças para a Total explorar no Lago Tanganica, na fronteira com a República Democrática do Congo”, disse o ministro tanzaniano das Minas e Energia, em declarações à imprensa. (jornaldeangola.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema