Segunda-feira, Dezembro 4, 2023
14.2 C
Lisboa
More

    Talibã: Em 2 anos de governação, Afeganistão vive crise humanitária sem precedentes

    A 15 de agosto de 2021 os Talibãs voltavam a tomavam o poder no Afeganistão e prometiam à comunidade internacional respeitar, de alguma forma, os direitos das mulheres.

    Dois anos volvidos as promessas não foram cumpridas e com sanções internacionais que estrangulam a economia, a necessidade de apoio humanitário às populações disparou.

    Neil Turner, diretor do Conselho Norueguês para os Refugiados no Afeganistão explicava que o “principal problema, atualmente é o financiamento”.

    A ONU manifestava grande preocupação com a situação das mulheres no país, que continua a deteriorar-se de dia para dia. São vítimas de violência sexual, psicológica, económica e administrativa. A sua liberdade de movimentos é limitada. Não estão autorizadas a estudar e a trabalhar, nem para organizações humanitárias o que põe em causa, mais ainda, o apoio às populações.

    A vice-presidente da “ONU Femmes France” falava do impacto, para a população em geral, do fim do trabalho das mulheres. Carlotta Gradin explicava que “teve um impacto enorme” porque eram sobretudo as mulheres “os membros operacionais das ONG, prestavam ajuda à população. Isto significa que esta ajuda não está a ser entregue à população”, frisava esta responsável.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Agressor mata turista alemão a facadas no centro de Paris

    Um homem identificado pelas autoridades francesas como um extremista islâmico com problemas mentais esfaqueou até a morte um turista...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema