Uma escola do ensino primário com quatro salas e capacidade para 400 alunos, foi inaugurada na povoação da Taca, município do Andulo.
Inaugurada no quadro das comemorações do Dia Internacional da Criança, a escola dispõe ainda de um gabinete para o director e custou 26 milhões de Kwanzas.
Construída no âmbito do programa de melhoramento e aumento dos serviços sociais básicos à população, a escola está pronta para receber novos alunos.
A administradora municipal do Andulo, Maria Lúcia Chicapa, afirmou que a escola entra agora em funcionamento e vai beneficiar crianças que no primeiro trimestre estudavam em salas de aula improvisadas, como capelas e jangos. Referiu que a nova escola vai contribuir para melhor aproveitamento dos alunos.
Justino Cambuanda, que falou em nome dos alunos, assegurou às autoridades locais que os jovens da Taça vão fazer tudo para a conservação dos equipamentos e do imóvel. E pediu que mais escolas e professores sejam colocados nas aldeias do Andulo onde ainda existem crianças fora do sistema de ensino.
O director provincial da Educação, Basílio Caetano, reconheceu que ainda existem no Bié crianças que se encontram fora do sistema de ensino. Mas deu garantias que o Governo Provincial está a trabalhar na construção de mais escolas para oferecer melhores condições aos alunos.
Fonte: Jornal de Angola