Swely Afonso foi eleita a mulher mais bela de Luanda, na madrugada de sexta-feira, no Clube das Palmeiras, entre um grupo de 28 candidatas.
A nova Miss Luanda 2012, que nasceu na capital, vive no distrito urbano da Ingombota, tem 22 anos e é estudante do segundo ano do curso de Gestão de Empresas, na Universidade Lusíada de Angola.
A primeira-dama de honor é a concorrente Celmira Engrácia Antunes, também moradora no distrito da Ingombota, enquanto a segunda dama de honor é Edna Caiombe. A faixa de Miss Simpatia foi atribuída a Anita Bunga, a de Miss Fotogenia a Edna Caionga, e Núria Pascoal ganhou o prémio de Miss Académica.
A presidente do júri, Ermelinda Soyto Ferreira, disse que a vencedora, a concorrente número 16, se apresentou, durante os dois meses de preparação para o concurso, como a mais destacada, devido à sua beleza, inteligência, determinação, postura e convivência social.
“Foi difícil escolher, porque havia muita concorrência entre elas. Mas acredito que a escolha do júri correspondeu às expectativas do público, apesar de todas as concorrentes possuírem qualidades”, referiu.
Swely Afonso disse que participar num concurso de beleza sempre foi o seu sonho desde os 14 anos e que a conquista da coroa é motivo de muito orgulho para si. “É uma emoção muito forte ser Miss Luanda, porque estava a concorrer com 28 candidatas lindas. Felizmente, fui escolhida para receber a coroa. Estou satisfeita, valeu o esforço, o desempenho e a dedicação que tive durante o período de preparação”, sublinhou. Relatou que a sua mãe se opôs a que ela participasse num concurso de beleza, por dar primazia aos estudos e estabeleceu como primeira meta a sua entrada na universidade.
A eleita de Luanda salientou que vai manter a mesma postura em palco, quando representar a província no Miss Angola 2012, porque a sua finalidade é arrebatar também a coroa máxima.
A ex-Miss Luanda, Manuela Agostinho, considerou que a coroa foi bem entregue. “A Swely venceu com todo o mérito, porque foi a melhor de todas. Além da beleza, durante o período de preparação demonstrou nível intelectual e acredito que vai representar bem a província no Miss Angola 2012
A presidente do Comité Miss Luanda, Cavisita Lemos, considerou positiva a organização do espectáculo, ao qual assistiram mais de 1.300 pessoas. “Foi fácil a realização deste espectáculo. A organização só foi possível com o apoio dos patrocinadores. Tivemos mais dificuldades nesta edição, porque houve um maior grau de exigência, tendo em conta o facto de Angola ter conquistado, no ano passado, o concurso Miss Universo, com a eleição de Leila Lopes. Na edição deste ano do Miss Luanda foi atribuído o prémio “Bessanganga”, que homenageou artistas e empresas que têm contribuído para o desenvolvimento económico e cultural da província. Foram ainda distinguidos o cantor Elias Dia Kimuezo, a profissional de rádio Luísa Fançony, Casa Blanca, Ladislau Silva e Rosa Roque.
A gala de eleição da Miss Luanda contou com a actuação de vários músicos, com realce para o rei Elias Dia Kimuezo, Yuri da Cunha, Anselmo Ralph e Sany Neto.
Fonte: Jornal de Angola