Sábado, Abril 20, 2024
22.6 C
Lisboa
More

    Suíça acusa Trafigura e um ex-executivo de suborno em Angola entre 2009 e 2011

    Os procuradores suíços acusaram um antigo alto executivo da empresa de comércio de matérias-primas Trafigura de facilitar o pagamento de subornos no valor de milhões de dólares para conceder ao comerciante de energia tratamento preferencial no comércio de petróleo com Angola.

    • As acusações: Mike Wainwright ajudou a canalizar parte dos pagamentos para um funcionário angolano, afirmaram procuradores suíços numa acusação apresentada no Tribunal Penal Federal na quarta-feira. Estes incluíram mais de 4,3 milhões de euros, equivalentes a 4,6 milhões de dólares, para uma conta bancária em Genebra entre 2009 e 2011, e 604 mil dólares em pagamentos em dinheiro em Angola.

    • Antigo funcionário angolano também acusado: Os procuradores também acusaram o antigo funcionário angolano alegado ter recebido os pagamentos – um intermediário da Trafigura – e a própria empresa por controlos negligentes que, segundo os procuradores, tornaram o suborno possível. A Trafigura obteve cerca de US$ 144 milhões em lucros com contratos de transporte marítimo que obteve em troca dos pagamentos, disseram os promotores.

    • Mercado opaco: A indústria de comodities é dominada por um pequeno grupo de empresas maioritariamente privadas, das quais a Trafigura é uma das maiores. As empresas competem ferozmente para fazer negócios em países ricos em recursos suscetíveis à corrupção. Autoridades nos Estados Unidos, na Suíça e em outros lugares alegaram, em uma série de acusações nos últimos anos, que diferentes empresas recorreram à corrupção para superar seus rivais.

    Publicidade

    spot_img
    FonteWSJ

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Terminam audiências de julgamento por escândalo ‘Panama Papers’

    As audiências do julgamento por suposta lavagem de dinheiro contra os fundadores do extinto escritório de advocacia panamenho Mossack...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema