Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    Sudão expulsa 15 diplomatas dos Emirados Árabes Unidos por alegadamente apoiar a RSF

    O Ministério das Relações Exteriores do Sudão declarou 15 diplomatas dos Emirados Árabes Unidos (EAU) persona non grata neste domingo, 10, e exigiu que deixem o país "dentro de 48 horas".

    A notícia foi avançada pela agência de notícias oficial SUNA, sem dar mais detalhes.

    O Governo também não se pronunciou ainda.

    Nas últimas semanas, manifestantes pró-exército e altos funcionários leais ao líder das Forças Armadas, Abdel Fattah al-Burhan, acusaram os EAU de apoiar as Forças de Apoio Rápido (RSF, na siglas em inglês), lideradas pelo ex-vice de Burhan, Mohamed Hamdan Daglo.

    Guerra sem fim

    O exército e as RSF estão em guerra desde 15 de abril, que resultou em cerca 12 mil pessoas mortas e no deslocamento de sete milhões de residentes, segundo as Nações Unidas.

    As negociações para um cessar-fogo falharam consistentemente, ao mesmo tempo que nenhuma das partes consegue obter uma vantagem decisiva no campo de batalha.

    Especialistas e líderes mundiais, incluindo o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmaram que intervenientes não identificados que fornecem apoio “financeiro e de armas” a ambos os lados em conflito contribuíram para a carnificina em curso.

    Enquanto o Egito e a Turquia permanecem firmemente ao lado do exército, observadores indicam que os EAU têm sido acusados de canalizar armas e apoio à RSF, que controla grande parte do lucrativo setor de exploração de ouro do país.

    Em agosto, numa reportagem no Wall Strret Journal, o Governo dos EAU alegou que armas foram encontradas nos seus envios de ajuda ao Sudão, mas garantiu que “não toma partido no conflito atual”.

    No final de Novembro, o general Yasser al-Atta, vice-chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, acusou os EAU de “apoiar a RSF na sua guerra contra o exército”, através de aeroportos no Uganda, no Chade e na República Centro-Africana.

    C/AFP

    Publicidade

    spot_img
    FonteVOA

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola defronta Guiné na caminhada ao Afrobasket`2025

    A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol defronta sexta-feira (23) a similar da República da Guiné, em jogo da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema