Terça-feira, Março 5, 2024
15 C
Lisboa
More

    Sudão: Civis pedem devolução do poder aos militares

    O Sudão continua a ser dirigido por militares, não obstante a suposta abertura demonstrada nos últimos dias em voltar a deixar o poder a civis. A repressão tem vindo a ser constante quanto à exigência da devolução quanto antes do poder aos civis.

    O Sudão é um país que se move lentamente e parece estar eternamente inacabado.

    A primavera árabe tentou romper aqui apenas em 2019 mas, como no resto do mundo árabe, para já falhou… Mas não completamente… Os Sudaneses têm actualmente um pouco mais liberdade do que tiveram durante a ditadura islamita de 26 anos de Omar al-Bashir, mas infelizmente não há mais razões para contentamento nas ruas poeirentas e decadentes de Cartum.

    A conjuntura política do Sudão não se resume apenas a uma disputa entre as forças armadas e a sociedade civil. Desde e queda de Bashir, as RSF, uma milícia constituída maioritariamente por Janjaweed que aterrorizaram o Darfour com genocídio, violações e outros crimes de guerra, está a também a contestar o poder.

    É neste estado de equilíbrio frágil e perigoso, que não permite a implementação de qualquer política de desenvolvimento séria e sólida, que o Sudão se encontra. Com uma inflação rompante, uma moeda ridiculamente desvalorizada, uma seca extrema que pode levar em breve à fome, sem infra-estrutura básica mesmo em Cartum, o Sudão não parece estar para já à beira de dias melhores.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Emirados Árabes Unidos convocarão uma reunião sobre financiamento climático em preparação para a COP29

    Os Emirados Árabes Unidos reunirão representantes dos países e líderes de instituições financeiras globais numa reunião especial em junho,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema