A subsecretária de Estado para os Assuntos Políticos, Wendy Sherman, vai realizar uma visita de trabalho a Angola nos dias 5 e 6 de Março, com vista ao reforço da parceria estratégica bilateral, informou hoje, sexta-feira, a Embaixada dos Estados Unidos da América.
De acordo com uma nota de imprensa, esta é a segunda visita a Angola de um subsecretário de Estado para os Assuntos Políticos dos EUA, depois da visita de William Burns em 2010.
Nesta sua primeira visita a África, Wendy Sherman, para além de Angola, vai fazer uma périplo pela Nigéria, Zâmbia, Malawi, Moçambique e Quénia.
A subsecretária vai fazer-se acompanhar pelo secretário de Estado-assistente adjunto, Reuben Brigety, e pelo embaixador Carlos Pascual, enviado especial e coordenador para os Assuntos Internacionais de Energia dos EUA.
Angola é um dos três países da África Sub-Sahariana com quem os Estados Unidos têm uma parceria estratégica e durante a sua estada a responsável norte-americana vai tratar também de assuntos de interesses mútuo, como segurança energética, comércio e investimento, assim como de cooperação regional.
No decurso da sua visita Wendy Sherman prevê encontros com altas entidades do Executivo Angolano, com quem abordará o actual estado das relações bilaterais a todos os níveis, ao abrigo do diálogo de parceria estratégica, que permite aos dois países encontrar mecanismos para a solução de problemas que possam surgir.
Estão igualmente previstos encontros com representantes da sociedade civil e de partidos políticos para ter uma apreciação sobre o processo de democratização e da preparação das próximas eleições.
Wendy Sherman vai reunir-se ainda com líderes empresariais Americanos que operam em Angola, com vista a apoiar os seus esforços de expansão de comércio e investimento entre os Estados Unidos e Angola.
Fonte: Angop