Domingo, Março 3, 2024
11.5 C
Lisboa
More

    São Paulo tem queda nas mortes por covid pela primeira vez em 2022

    SP teve queda no número de mortes por covid pela primeira vez em 2022

    Queda de 11% acontece após três semanas de queda no número de internações

    Estado atribui melhora dos números à vacinação

    Pela primeira vez em 2022, o estado de São Paulo registrou queda no número de mortes por covid-19. Foram três semanas de queda no número de internações, tanto em leitos de enfermaria quanto de UTI, e agora, a redução de mortes foi de 11,1%.

    Segundo o governador João Doria (PSDB), o avanço da vacinação foi o grande responsável para evitar que a variante ômicron gerasse um aumento da mortalidade no estado. “Milhares de vidas foram poupadas em São Paulo graças à vacina”, disse. Doria ainda pediu para que as pessoas que não tomaram a dose de reforço procurem um posto de vacinação – além dos que ainda não receberam a segunda dose.

    Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde do estado, afirmou que havia a expectativa da redução de mortes e celebrou os números. “O controle da pandemia se deu de forma eficaz em decorrência da vacina. Hoje, nós temos uma ocupação dos leitos de terapia intensiva de 56% – quero que vocês se recordem que há três semanas nós chegamos a 74% de taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva”, afirmou Gorinchteyn.

    No pico da variante ômicron, no final de janeiro, eram mais de 11 mil pacientes internados. De 28 de janeiro para agora, a queda nas internações foi de 56%.

    O governador ainda fez um apelo para que todos os paulistas levem os filhos de 5 a 11 anos para tomarem a primeira dose da vacina. Atualmente, o estado vacinou 65% das crianças desta faixa etária vacinadas com a primeira dose. “Fizemos vários esforços sucessivos nesse sentido. E o início da semana E, a vacinação nas escolas, permitiu que mais crianças pudessem ser vacinadas, mediante a autorização dadas pelos pais”, relatou Doria.

    São 2,7 milhões de crianças vacinadas com a primeira dose. Após quatro semanas, pessoas de 5 a 11 anos imunizadas com a CoronaVac podem tomar a segunda dose – o índice de crianças imunizadas com as duas doses está em 3,8%.

    Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização, lembrou que a meta de vacinação é de 90% e avaliou que o número atual poderia estar mais alto. Ela espera chegar rapidamente ao índice adequado.

    “Temos que deixar claro para todos os pais: vacina é segura. É a melhor forma de você proteger os seus filhos.”

    O estado de São Paulo já aplicou mais de 99 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 e 81,7% dos paulistas já estão com as duas doses da vacina. Em relação à dose de reforço, a expectativa é que ainda nesta quarta-feira (23), o número de vacinados com a dose adicional ultrapasse os 20 milhões.

    O comitê científico voltou a analisar a questão do uso de máscaras, hoje obrigatório tanto em ambientes fechados quando abertos. “É possível que, em algum momento, nós possamos fazer esse anúncio. Estamos analisando os indicadores”, explicou João Gabbardo, coordenador do grupo. O decreto que mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras está em vigor até o fim do mês de março.

    Paulo Menezes, que também integra o comitê científico, afirmou que há a expectativa de atingir um momento de flexibilização do uso de máscaras. Segundo o médico, a subvariante da ômicron não demonstrou ser motivo de alerta.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Líder da Junta Militar do Chade anuncia candidatura depois do assassinato do líder da oposição

    O líder da Junta Militar do Chade, Mahamat Idriss Deby Itno, anunciou neste sábado, 2, a sua candidatura às...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema