Sábado, Dezembro 9, 2023
19.1 C
Lisboa
More

    Somália promete proteger os numerosos dissidentes do Al-Shabab

    É um revés para o movimento armado Al-Shabab a rendição de mais 200 dos seus combatentes às forças governamentais da Somália. Uma sangrenta luta interna pelo poder, entre fações rivais, fragmentou parte do grupo, que se diz, agora disposto a colaborar na estabilização do país.

    Nada fazia antever esta deposição de armas, até porque, nas semanas anteriores, os insurgentes islâmicos tinham multiplicado os ataques, incluindo um que resultou na morte de um deputado.

    O ministro somali do Interior, Abdisamed Mohamed Hassan, assegura que os dissidentes do Al-Shabab serão integrados no mercado laboral, em fábricas, por exemplo, e que o Estado “vai protegê-los”; caso contrário, se forem apanhados como combatentes, o destino “é a prisão”.

    Um outro movimento associado ao Al-Shabab, o Hezbul Islam, também anunciou o seu afastamento, opondo-se à integração daquele grupo na Al-Qaeda e ao recrutamento de combatentes estrangeiros para impôr a lei islâmica na Somália.

    Tudo isto colocou a nu outra questão: a do financiamento do Al-Shabab, que estará a beneficiar da compra de carvão, por parte da ONU, justamente em territórios dominados pelos rebeldes.

    Fonte: EURONEWS

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ameaças de Maduro à Guiana irritam Lula, mas Brasil tenta manter espaço de negociação

    As ameaças do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, à Guiana têm irritado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema