Segunda-feira, Julho 15, 2024
19.6 C
Lisboa
More

    Sobreviventes do 4 de Janeiro apresentam depoimentos sobre a efeméride

    Sobreviventes dos massacres da Baixa de Kassanje, ocorrido a 4 de Janeiro de 1961, em Malanje, vão apresentar quarta-feira alguns depoimentos sobre a efeméride, durante um encontro dedicado a recordar a data.

    A informação foi avançada hoje, terça-feira, pelo governador de Malanje, Boaventura Cardoso, quando se debruçava sobre o 51º aniversário da repressão da Baixa de Kassanje, a assinalar-se a 4 de Janeiro.

    De acordo com o governador, os depoimentos visam ilustrar aspectos relevantes do massacre de que foram vítimas milhares de camponeses por reivindicarem melhores condições de trabalho e abolição da mão-de-obra barata.

    Boaventura Cardoso informou que para saudar a data será ainda realizado um encontro técnico entre escultores, arquitectos e empresas construtoras, que servirá para uma abordagem sobre o projecto de construção de um memorial e um bairro social na localidade de Teka dia Kinda, município do Quela, em homenagem aos mártires da repressão colonial sepultados naquela região pertencente à baixa de Kassanje.

    O programa comemorativo do 4 de Janeiro, aberto hoje, reserva ainda a realização de duas palestras sobre “O massacre da baixa de Kassanje”, a serem dissertadas pelos historiadores Moisés Kamabaia e Virgílio Coelho.

    A construção do memorial e do bairro social de Teka dia Kinda, cujo projecto está já inserido no programa de investimentos públicos (PIP) de Malanje para 2012 surge para honrar o compromisso assumido pelo então presidente de Angola, António Agostinho Neto, assumido aquando da sua última visita à localidade em Agosto de 1979.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump é retirado de comício na Pensilvânia após disparos

    O ex-presidente americano Donald Trump, candidato à reeleição, foi retirado do palco neste sábado durante um comício na Pensilvânia,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema