Sábado, Junho 15, 2024
15.4 C
Lisboa
More

    Sobem encomendas industriais

    As novas encomendas à indústria cresceram 3,6 por cento na Zona Euro em Maio, face a Abril, e 2,5 por cento na UE27, revelam os dados do Eurostat divulgados sexta-feira.
    Comparando o passado mês de Maio com o mesmo mês do ano passado, as novas ordens à indústria cresceram 15,5  por cento na Zona Euro e cerca de 14,3 por cento  na Europa dos 27.
    Excluindo as indústrias de navios e de transporte ferroviário e aeroespacial, com um comportamento mais volátil, o crescimento foi de 14,3 por cento e 13,2 por cento, respectivamente.
    Os dados do gabinete de estatística da União Europeia revelam também que em Maio passado, face a Abril, as novas encomendas de bens de investimento aumentaram 3,2 por cento no conjunto de países do euro e 1,8 por cento na UE27, enquanto os bens não duradouros aumentaram 2,8 por cento e 2,5 por cento, respectivamente, e os bens intermédios cresceram 2,5 por cento em ambas as zonas. Dos Estados com dados disponíveis, os maiores aumentos registaram-se na Estónia (14,2 por cento), Bulgária (14,1 por cento), Hungria (9,4 por cento) e Suíça (cinco por cento) e as maiores quebras na Letónia (menos 10,7 por cento) e na Finlândia (menos 8,8 por cento).
    Comparando Maio passado com o mesmo mês do ano anterior, as novas encomendas de bens de capital subiram 17,1 por cento na Zona Euro e 16,1 por cento na UE27, os bens intermediários aumentaram 16,4 por cento e 15,3 , por cento respectivamente.
    Ainda em termos anuais, os bens de consumo não-duradouros aumentaram 9,2 por cento na Zona Euro e 6,9 por cento na UE2 e os duradouros caíram 1,7  por cento e 7,8 por cento respectivamente.
    Todos os Estados-membros com dados disponíveis registaram aumentos, com excepção da Letónia (menos 8,9 por cento), sendo os aumentos mais significativos na Estónia (mais 62,1 por cento), Bulgária (mais 42,9 por cento), Lituânia  (mais 22,6 por cento), França e Portugal (ambos com mais 21 por cento).

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Número de falências na Alemanha dispara

    No primeiro trimestre de 2024, 5.209 empresas declararam falência na Alemanha, segundo o Departamento Federal de Estatísticas (Destatis) –...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema