Sexta-feira, Abril 19, 2024
18.8 C
Lisboa
More

    Sobe para nove o número de mortos no sismo em Taiwan. Mais de 700 feridos e dezenas sob escombros

    Sismo registou-se à hora de ponta em Taiwan e provocou desmoronamento de edifícios, cortes de energia e deslizamentos de terras.

    Subiu para nove o número de vítimas mortais do maior sismo dos últimos 25 anos em Taiwan. De acordo com as autoridades locais, mais de 800 pessoas ficaram feridas e 50 estão desaparecidas – devido às falhas de rede provocadas pelo tremor de terra, foi perdido o contacto com 50 pessoas que viajavam em miniautocarros.

    Fonte da agência nacional de combate a incêndios de Taiwan informou ainda que há cerca de 70 pessoas debaixo de escombros, algumas numa mina de carvão, mas as autoridades acreditam que conseguirão resgatá-las com vida.

    O tremor de terra teve uma magnitude de 7,4 na escala de Richter e fez colapsar edifícios, provocando falhas de energia e deslizamentos de terras na ilha onde residem cerca de 23 milhões de pessoas.

    Todas as mortes ocorreram no município de Hualien. Três das vítimas estavam a caminhar e foram atingidas por rochas no desfiladeiro de Taroko, lugar frequentemente visitado por turistas. A queda de pedras matou também um camionista que estava prestes a entrar num túnel na autoestrada.

    O Serviço Geológico dos EUA (USGS) colocou a magnitude do sismo nos 7,4, ainda que a agência homóloga do Japão tenha fixado o tremor de terra nos 7,7 na escala de Richter.

    O epicentro registou-se perto da cidade turística de Hualien, na costa leste de Taiwan, danificando edifícios e encurralando os residentes dentro dos prédios. Várias réplicas impediram que as equipas de resgate e salvamento começassem de imediato os trabalhos para retirar sobreviventes dos escombros.

    “Foi muito forte [o sismo]. Parecia que a casa ia cair”, disse Chang Yu-lin, de 60 anos, funcionária de um hospital na capital de Taiwan, citada pelas agências internacionais.

    O sismo foi registado pelas 8:00, hora local – uma da manhã em Lisboa – e apanhou muitos em hora de ponta, a meio das deslocações para o trabalho.

    Na capital, Taipei, várias pessoas tiveram de ser retiradas de um edifício que se desmoronou e alguns prédios mais antigos sofreram danos menos graves. As escolas retiraram os alunos para os campos desportivos e os transportes ferroviários foram suspensos, bem como o serviço de metro na capital. Várias empresas também não estão a funcionar.

    O tremor de terra desta quarta-feira foi também sentido no Japão e nas Filipinas, que ativaram um alerta para tsunami, que foi entretanto levantado, e em várias províncias ao longo da costa sudeste da China.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola com dificuldades de recuperar ativos de São Vicente

    "No quadro do combate contra a corrupção e em relação à recuperação de ativos, ouvimos ontem as declarações...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema