Segunda-feira, Março 4, 2024
12.5 C
Lisboa
More

    Situação nos Grandes Lagos domina encontro entre Chikoti e Kosozama Zuma

    A situação política na região dos Grandes Lagos dominou o encontro que o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, manteve hoje, segunda-feira, com a presidente da Comissão da União Africana, Kosozama Dlamini Zuma.

    Georges Chikoti - Ministro das Relações Exteriores a (Esq.) recebe presidente da Comissão da União Africana  (Foto: António Escrivão)
    Georges Chikoti – Ministro das Relações Exteriores a (Esq.) recebe presidente da Comissão da União Africana (Foto: António Escrivão)

    Em declarações à imprensa no final da audiência, Kosazama Zuma referiu que está a abordar com as autoridades angolanas, na qualidade de presidente da CIRGL, questões relacionadas com a segurança da República Centro Africana e na República Democrática do Congo.

    Em relação a República Centro Africana, acrescentou que hoje realiza-se a passagem de funções das Forças da Missão Africana ( Misca), composta por seis mil homens, para a Missão de Manutenção de Paz das Nações Unidas (MINUSCA), constituídas por dez mil efectivos.

    “Analisamos igualmente questões gerais da União Africana sobre as receitas da organização, o programa de desenvolvimento das infra-estruturas, entre outros assuntos de interesse mútuo”, disse.

    De acordo com fontes ligadas ao Ministério das Relações Exteriores, dos 56 países membros da União Africana apenas 12 pagam as suas quotas com regularidade e, dos cinco principais financiadores, três por questões relacionadas com as suas situações politicas deixaram de paga-las ( Nigéria, Líbia e Egipto).

    Neste contexto, dos cinco maiores financiadores da União Africana apenas a África do Sul e a Argélia têm as suas quotas regularizadas.

    A presidente da Comissão da União Africana, Kosozama Dlamini Zuma, encontra-se em visita de trabalho a Angola desde domingo seguindo hoje, segunda – feira, para a República Centro Africana. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Rússia vai diminuir produção de petróleo em 470 mil barris diários

    A Rússia vai reduzir a sua produção de petróleo em 471 mil barris por dia no final do segundo...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema