Sábado, Março 2, 2024
11.8 C
Lisboa
More

    Situação na RDC, RCA e Sudão do Sul domina reunião da CIRGL

    Participantes na reunião responsáveis da contra inteligência (Foto: ANGOP)
    Participantes na reunião responsáveis da contra inteligência (Foto: ANGOP)

    Luanda – A abordagem da situação nas repúblicas Democrática do Congo, Centro Africana e Sudão do Sul dominaram nesta sexta-feira, em Luanda, o encontro dos responsáveis dos serviços de inteligência da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

    Na reunião, que decorre no quadro da V Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CIRGL, segundo apurou a Angop, esteve em análise a questão dos grupos armados no leste da RDC, marcada por vários focos de instabilidade, a situação na RCA, após a queda do anterior presidente (François Bozizé) e toda a situação de instabilidade que resultaram nos desentendimento entre o governo do presidente interino Michael Djotodia e grupos rebeldes.

    Esteve ainda em análise o recente conflito que eclodiu no Sudão do Sul, opondo grupos apoiantes do ex-vice presidente, Riek Machar, ao governo de Salva Kiir.

    De igual modo, a situação humanitária nestes três países, resultantes da instabilidade, foi ainda abordada pelos responsáveis dos serviços de inteligência.

    Neste encontro, a delegação angolana foi chefiada pelo director adjunto dos Serviços de Inteligência Externa (SIE), tenente general Azevedo Xavier Francisco “Xavita”, que proferiu palavras de abertura do encontro, na qualidade de anfitrião.

    A CIRGL integra doze (12) estados, nomeadamente Angola, Burundi, República Centro Africana (RCA), República do Congo, República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Uganda, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR realça empenho no combate à criminalidade económico-financeira

    O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, sublinhou esta sexta-feira, em Luanda, que o esforço e empenho da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema