Quarta-feira, Maio 29, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Situação epidemiológica no país marcada por doenças transmissíveis e não transmissíveis

    Doenças transmissíveis e não transmissíveis marcaram o ano de 2013 (Foto: Pedro Parente/)
    Doenças transmissíveis e não transmissíveis marcaram o ano de 2013 (Foto: Pedro Parente/)

    Luanda- A situação epidemiológica do país continua marcada por um grande peso das doenças transmissíveis, como malária, tuberculose e VIH/Sida, associadas à hipertensão, diabetes, cancros, acidentes rodoviários e actos de violência.

    Em entrevista exclusiva à Angop, o ministro da Saúde, José Van-Dúnem, afirmou que este quadro aumenta significativamente a pressão nas unidades sanitárias do país.

    Para o ministro, apesar de haver o retorno de algumas doenças preveníveis pela vacinação, houve progressos no controlo de outras como a poliomielite, em que o país está desde 2011 sem registo de casos, o que facilmente o levará à eliminação da doença.

    Acrescentou que tudo indica que se está a trabalhar para o alcance do certificado de eliminação, quer mantendo bons níveis de cobertura de rotina, quer fazendo as campanhas de vacinação que a Organização Mundial da Saúde e o Grupo de Agências e Organizações Internacionais comprometidos com a erradicação da pólio preconizam.

    ” Depende do que nós estamos a fazer para que desta vez não haja um retorno e uma nova importação do vírus que deite abaixo todas as nossas esperanças”, frisou.

    Entretanto, o ministro sublinha que o país vive uma situação de duplo fardo, o que por um lado as doenças transmissíveis diminuíram o seu peso mas não desapareceram, por outro as doenças crónicas não transmissíveis começam a ter um peso específico muito grande, fazendo com que o sistema de saúde tenha de responder esta dupla demanda. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Investimentos em petróleo e gás na Noruega atingirão recorde em 2024, apesar de ser um país líder na transição energética

    Espera-se que as empresas gastem um nível recorde de investimento na extração de petróleo e gás e transporte por...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema