Domingo, Maio 26, 2024
21.7 C
Lisboa
More

    Sistema de segurança no trabalho deu primeiro lugar ao seu criador

    Inácio Augusto Simão foi o primeiro e terceiro classificado da Feira do Inventor Angolano, por ser o criador do sistema de uso obrigatório de segurança em empresas de fabrico de engenhos, um processo que permite o uso de capacete e atenção ao longo do exercício do trabalho e ter inventado um teclado e rato para computadores destinado a deficientes ou diminuídos físicos sem os membros superiores.
    O segundo lugar coube a Mabiala Damasco, que inventou um aproveitamento tecnológico do fruto do embondeiro (múcua).
    A feira, que durou três dias, teve por objectivo desenvolver uma cultura local assente na base da criatividade e inovação, que fomente o desenvolvimento das tecnologias no país, tendo em vista o concurso da Feira Internacional de IENA, em Nuremberg, Alemanha.
    De acordo com o presidente do júri, Barros Licença, os trabalhos premiados têm de obedecer a determinados requisitos, como a inovação, o ineditismo, a criatividade e a clareza das informações.
    O quarto classificado, Alcino Gomes, que apresentou uma caixa de velocidades com inovações, vai ser o terceiro representante da Feira Internacional de IENA, em Nuremberg, uma vez que o terceiro lugar foi conquistado pelo primeiro classificado. O júri elegeu também como demonstração da cultura na Feira de IENA, o sistema Mandombe, para representar o país. Os três primeiros classificados, além de participarem na Feira Internacional, têm como prémios uma quantia monetária simbólica, cursos oferecidos por empresas e o registo e patenteamento gratuito dos seus trabalhos no Instituto Angolano de Propriedade Industrial (IAPI).

    Apoio aos criadores

    O secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, João Sebastião Teta, disse que a sua instituição continua a trabalhar na identificação de inventores angolanos, para lhes proporcionar o apoio necessário. João Sebastião Teta falava no encerramento da quarta edição da Feira do Inventor e Criador angolano, que se realizou de 23 a 26 de Junho.
    Cerca de 20 mil pessoas, na sua maioria jovens, visitaram a feira e o secretário de Estadomanifestou a sua satisfação pelos números alcançados nesta edição da feira. “O Ministério do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia considera um grande indicador a importância que a juventude confere à ciência, tecnologia e inovação”,
    O governante acredita que existem no país outros criadores com ideias inovadoras, motivo pelo qual, salientou, o Ministério vai continuar a trabalhar para os identificar e proporcionar o apoio necessário. O Ministério do Ensino Superior Ciência e Tecnologia está a trabalhar num programa para realização de feiras do inventor nas províncias, o que vai servir de antecâmara para a selecção e representação na Feira Nacional.
    A próxima edição da Feira do Inventor realiza-se em Setembro de 2013 e vai ter a participação de inventores estrangeiros.
    Nesta edição participaram o Inefop, Sonangol, Instituto Superior Técnico Militar, Universidade Metodista, Tecno tronic System, Sistec, Soalarme e Golfo-Atlântico engenharia, associação amizade do conhecimento e saber, Amitaf, Fusplas, Faculdade de Ciência da UAN, Tv Cabo, Sosol, Centro Mandombe e expositores individuais das províncias de Luanda, Namibe, Cabinda, Benguela e Lunda-Sul.
    Na feira foram apresentados trabalhos de cofre com dupla segurança, controle de energia por RF, sistema de chamada bi-direccional com níveis de propriedade, máquina para compactação de resíduos sólidos de metal (latas), carregadores de bateria micro controlados, gaveta electrónica, urna de voto digital e máquina de reciclagem por fusão.

    FONTE: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Anora de Sean Baker vence Palma de Ouro em Cannes. Miguel Gomes recebe Melhor Realização com Grand Tour

    O realizador norte-americano recebeu o prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Cannes pelo qual "trabalhou toda...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema