Domingo, Dezembro 3, 2023
8.7 C
Lisboa
More

    SIC no Huambo regista aumento de crimes

    Novecentos e 71 crimes diversos foram registados de Julho a Setembro, na província do Huambo, mais 386 que nos três meses anteriores, informou hoje, quarta-feira, à imprensa local, a directora-adjunta do Serviço de Investigação Criminal (SIC), intendente Alexandrina Alberto Monteiro.

    Segundo a responsável, foram detidos, nestes últimos três meses, 783 cidadãos supostamente criminosos, com idades compreendidas entre os 12 aos 57 anos, dos quais 29 mulheres, contra os anteriores 542 detidos entre Abril a Junho.

    Os 971 crimes, dos quais 733 esclarecidos, foram cometidos contra propriedades, destacando-se os furtos com 274 casos, contra as pessoas, com realce para as ofensas voluntárias com 301 casos, e contra a ordem e tranquilidade pública, em que se notabilizaram os tráficos de drogas e seres humanos, com 105 casos.

    Quanto à caracterização dos delitos, disse constar dos mesmos 31 praticados por arma de fogo e 30 casos de violência doméstica, cujas principais tipicidades foram ofensas corporais, homicídios voluntários, infanticídio e ameaça com arma branca.

    No domínio dos crimes económicos, a directora-adjunta do SIC disse terem sido registadas violações tributárias, sendo as mais frequentes a falta de pagamento do imposto predial urbano, a omissão de contribuição ao Instituto Nacional de Segurança Social e o não pagamento do imposto de rendimento de trabalho.

    Por área administrativa, fez saber que o município do Huambo liderou a taxa de criminalidade, com 501 casos, seguindo-se os municípios de Caála (171), Cachiungo (46), Bailundo (43), Ucuma (38), Mungo (26), Chicahala-Cholohanga e Ecunha, ambos com 23 crimes cada um.

    Os municípios do Londuimbali, Longonjo e Chinjenje, com 18, 17 e 15 crimes, foram os que menos casos registaram ao longo do trimestre findo, segundo deu a conhecer a intendente Alexandrina Alberto Monteiro.

    Também ao longo do período em balanço foram realizadas, pelo Serviço de Investigação Criminal, 41 micro-operações que permitiram o desmantelamento de oito grupos de marginais, compostos por 56 elementos que praticavam crimes de ofensas corporais, homicídios qualificados, roubos, furtos, violações sexuais e tráfico de menores gravidade, com recurso a armas de fogo.

    As micro-operações, realizadas no âmbito do enfrentamento policial, permitiram a apreensão de nove viaturas, 19 motorizadas, 32 armas de fogo de diferentes calibres, 148 munições, 18 carregadores, 765 cargas de castores, 12 cartuchos, bens e electrodomésticos diversos.

    No capítulo da instrução processual, a intendente Alexandrina Alberto Monteiro informou terem sido abertos 971 processos diversos, resultando na instrução e conclusão de 657, dos quais 610 foram encaminhados em juízo, sendo 224 com arguidos presos e os restantes sem arguidos, tendo ainda sido arquivados outros 35 e 12 aguardam por produção de melhor prova. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Israel reforça ataques depois das tréguas

    Os residentes de Khan Younis, no sul da faixa de Gaza, sofreram este sábado o mais pesado bombardeamento desde...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema