Domingo, Abril 21, 2024
17.5 C
Lisboa
More

    Separatista cabinda libertado pela Justiça francesa

    Rodrigues Mingas, um cidadão francês de origem cabinda, foi esta semana colocado em liberdade pela Justiça francesa. Mingas havia sido detido depois de, em nome da FLEC-PM, ter reivindicado o ataque à Selecção de Futebol do Togo, a 8 de Janeiro de 2010.

    De acordo com a defesa de Rodrigues Mingas, a Justiça francesa decretou na terça-feira a sua libertação, depois de concluir que no processo não existem elementos suficientes que justifiquem a continuidade da medida coacção. Todavia, Rodrigues Mingas sai mediante termo de identidade e residência.

    A prisão preventiva de Mingas foi decretada a 18 de Janeiro do ano transacto, sob acusação de “associação de malfeitores em relação com uma iniciativa terrorista“. Mingas, um cidadão cabinda que reside em França, reivindicou em nome das Forças de Libertação do Estado de Cabinda/Posição Militar (FLEC/PM) o ataque perpetrado a 8 de Janeiro de 2010 em Cabinda. O ataque contra o autocarro que transportava a equipa de futebol togolesa, que ia participar no Campeonato Africano das Nações, tirou a vida a três pessoas (um angolano e dois togoleses).

    A FLEC/PM é uma das múltiplas facções dos independentistas de Cabinda. Aliás, Rodrigues Mingas, foi secretário para a informação da FLEC de Nzita Tiago.

    Para Francisco Luemba, advogado em Cabinda, esta libertação foi “uma agradável surpresa“. Luemba defende, ainda, que Rodrigues Mingas é inocente e que o caso nem deve chegar a julgamento.

     

    Fonte: RFI

    AFP / Issouf Sanogo

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ataque aéreo causa pelo menos nove mortos em Rafah

    Nove pessoas morreram em ataque aéreo em Rafah, seis delas crianças. O exército israelita anunciou que matou dez combatentes...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema