Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    Senegal aguarda decisão da Assembleia sobre adiamento das presidenciais

    O Parlamento senegalês reuniu-se para debater a proposta de adiamento das eleições de 25 de Fevereiro, como preconizado pelo chefe de Estado Macky Sall. Uma decisão que levou à repressão de protestos este domingo.

    Os deputados foram convocados esta segunda-feira, 5 de Fevereiro, na Assembleia Nacional para examinar e votar a proposta de lei sobre o adiamento por seis meses das eleições presidenciais. São muitas as reacções à decisão do chefe do Estado Macky Sall, de suspender o processo eleitoral que deveria ter lugar a 25 de Fevereiro.

    Os partidos da oposição e a sociedade civil convocaram um encontro para protestar contra o projecto de lei. As escolas e os comércios ficaram encerrados devido ao medo de confrontos.

    As forças de segurança senegalesas usaram gás lacrimogéneo para dispersar uma manifestação em frente à Assembleia Nacional em Dacar, que, esta segunda-feira, discutiu um projecto de alteração constitucional para justificar o adiamento das eleições por seis meses.

    Os manifestantes recusaram-se a obedecer às ordens das autoridades e retiraram-se para mais longe, gritando “Macky Sall ditador”.

    No domingo houve confrontos entre os manifestantes e as forças de ordem, resultando na detenção de alguns manifestantes e de vários dirigentes políticos, nomeadamente a antiga primeira-ministra Aminata Touré. Por seu lado o governo retirou a licença à televisão privada Walf Tv, sem qualquer aviso prévio.

    O ministro da comunicação social Moussa Bokar Thiam acusa este órgão de comunicação de ter difundido as imagens dos confrontos entre os manifestantes e as forças de ordem. Muitos senegaleses queixaram-se de não poder aceder aos dados móveis nos seus telemóveis desde esta manhã.

    Por Cândido Camará

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola defronta Guiné na caminhada ao Afrobasket`2025

    A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol defronta sexta-feira (23) a similar da República da Guiné, em jogo da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema