Quinta-feira, Junho 13, 2024
23.9 C
Lisboa
More

    Semana cultural mostra design industrial

    O embaixador de Itália em Angola, Giuseppe Mistretta, informou ontem, em Luanda, que em Novembro a embaixada organiza a Semana da Cultura Italiana, na capital angolana, com a exposição de artes e um concerto musical.
    Giuseppe Mistretta afirmou ao Jornal de Angola que o festival este ano é dedicado à música, literatura, pintura, fotografia, cinema, exposição de desenho industrial italiano e do sector mobiliário e imobiliário.
    “Estamos a projectar a Semana Cultural Italiana para a última semana do próximo mês de Novembro, como nos anos anteriores. Mas este ano, pretendemos lançar a iniciativa de expor no sector do design industrial italiano, juntamente com os sectores mobiliários e imobiliário”.
    O diplomata italiano informou que a organização estuda a possibilidade de juntar algumas experiências angolanas: “além de mostramos a nossa cultura, pensamos convidar um artista angolano para apresentar o seu trabalho”, disse.
    Acrescentou que ano passado, a semana dedicada à cultura italiana viveu um dos seus maiores momentos com a participação o escritor angolano Luandino Vieira.
    “Luandino Vieira foi convidado a apresentar a sua obra “Livro dos Rios”, editada em italiano e foi um sucesso, daí a pretensão em continuarmos a colaborar com outros artistas locais”.
    Giuseppe Mistretta disse que a dimensão da Semana da Cultura Italiana é organizada de acordo com os fundos obtidos pela Embaixada de Itália através de financiamento privado angolano e estrangeiro: “tem sido muito difícil realizar este festival, porque tem muitos custos, mas estamos crentes que vamos conseguir”.

    Quanto às duas semanas do ciclo de cinema realizado no CEFOJOR, alusivo aos 150 anos da independência de Itália (unificação dos pequenos Estados submetidos a potências estrangeiras), o embaixador italiano referiu que o balanço é positivo e que “a embaixada de Itália conseguiu mais uma vez divulgar a cultura italiana através do cinema”.
    Acrescentou que a adesão do público foi satisfatória, uma vez que além de europeus, jovens angolanos estudantes da língua italiana na Universidade Católica de Angola aderiram ao ciclo: “este primeiro ciclo, concebido como um festival de cinema, foi um sucesso porque a sala de conferências do CEFOJOR esteve cheia. Foi difícil começar, mas tivemos um bom final”.
    O embaixador de Itália em Angola disse que a grande dificuldade foi transmitir os filmes em português e promover o ciclo: “as duas semanas foram exclusivamente concebidas para um percurso que começou com o cinema tradicional, dos anos 60, cinema da escola do realismo, documentários e filmes modernos”.

     

     

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Jerry West, o “logotipo” da NBA morre aos 86 anos

    A antiga estrela do basquetebol americano e três vezes selecionado para o Hall da Fama Jerry West e cuja...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema