Sexta-feira, Julho 19, 2024
29.9 C
Lisboa
More

    Sem Rússia e China, conferência internacional sobre a Síria acontece em Tunis

    Representantes de mais de 60 países se encontram nessa sexta-feira em Tunis, capital da Tunísia, para analisar os meios possíveis de ajuda ao povo sírio, esmagado pelo regime do presidente Bachar al-Assad. Organizada pela Liga Árabe, a conferência vai unir países árabes e ocidentais, assim como diversas correntes da oposição síria.

    O principal objetivo da conferência é enviar uma mensagem clara ao regime de Damasco para que cesse a repressão brutal contra seu povo. Os números são chocantes, mais de 7.600 pessoas mortas em onze meses de rebelião.

    Os participantes também terão um outro desafio pela frente: encontrar uma resposta à urgência humanitária. Um plano de ajuda internacional será apresentado na conferência. Sobre a questão, a comunidade internacional está dividida. O chanceler francês Alain Juppé propõe a criação de corredores humanitários. Uma ideia à qual a Rússia se opõe, achando que a medida pode agravar o conflito.

    A questão das áreas protegidas para os refugiados nos países fronteiriços, proposta pelo Conselho Nacional Sírio, principal força da oposição, também deve ser debatida.

    Além da urgência humanitária, a conferência de Tunis vai discutir a possibilidade de se aumentar a pressão sobre o regime, reforçando o cerco econômico e diplomático, segundo o chanceler britânico William Hague.

    O encontro também será uma oportunidade para a comunidade internacional tentar convencer a oposição síria, bastante fragmentada, a se unir.

    Sem surpresa, Rússia e China serão os grandes ausentes na conferência. As duas nações continuam manifestando o apoio incondicional a Bachar al-Assad e rejeitam qualquer ingerência externa na Síria.

    Fonte: RFI

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Donald Trump provoca polêmica sobre Taiwan

    Donald Trump defenderá Taiwan no caso de uma invasão da China se vencer as eleições de novembro nos Estados...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema