A imprensa portuguesa ironiza nesta quinta-feira o mau desempenho do atacante Cristiano Ronaldo na vitória de Portugal sobre a Dinamarca (3 a 2), ontem, na Eurocopa 2012. Os jornais agradecem o golo decisivo marcado pelo reserva Silvestre Varela, assim como a atuação de Pepe e Nani, que compensaram os erros do atacante estrela da seleção portuguesa.
O site desportivo A Bola lamenta as “ocasiões incríveis” perdidas por Cristiano Ronaldo. Ele esteve pelo menos duas vezes cara a cara com o guarda redes dinamarquês, mas desperdiçou as oportunidades.
A manchete do jornal Record vai sem rodeios: “Obrigado Varela”, agradecendo o golo decisivo marcado pelo reserva logo depois que ele entrou em campo, no segundo tempo, para salvar a honra do time e afastar uma virada dos adversários.
“Pode ser o melhor do mundo, mas não é o melhor de Portugal”, ironiza o Correio da Manhã, sublinhando que a vitória devolveu à torcida a esperança de avançar às quartas de final do torneio europeu. Graças a um herói acidental, Portugal resiste na Eurocopa, alfineta o jornal Público, referindo-se a um Cristiano Ronaldo “sem inspiração e negativo para o time.
O comentarista desportivo Bruno Prata fez o diagóstico. “Cristiano Ronaldo precisa de um psicólogo. Quando ele for menos obcecado pelas vitórias, pelos golos e por si mesmo, tudo vai ficar mais fácil, para ele e para nós”, escreveu o comentarista.
Com apenas 3 pontos ganhos, após a vitória de ontem e uma derrota na estreia contra a Alemanha (0-1), Portugal está agora em terceiro lugar no grupo B, atrás de Alemanha e Dinamarca, e terá de defender sua vaga nas quartas de final no domingo contra a Holanda. A seleção holandesa está praticamente eliminada, depois de perder na estreia para a Dinamarca (0-1) e ontem para a Alemanha (1-2). A Alemanha lidera o grupo B com duas vitórias e 6 pontos conquistados.
Hoje, pelo grupo A, a Itália, que empatou com a Espanha no primeiro jogo, enfrenta a Croácia, equipe surpresa dessa Eurocopa. No outro jogo do dia, a Espanha pega a Irlanda. A Croácia aparece em primeiro lugar com 3 pontos, seguida de Espanha e Itália empatadas com 1 ponto, e a Irlanda, sem pontos.
Fonte: RFI