Nzuzi André, treinador da Selecção Nacional de Futebol de Sub-20, começa a projectar esta manhã no estádio da Cidadela em Luanda o jogo de resposta com a congénere do Egipto, da segunda mão da terceira e última eliminatória de apuramento à fase final da 18ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) em 2013, na Argélia.
Nesta sessão de treino, o corpo técnico vai apenas recuperar os atletas, devido ao cansaço da viagem na rota Cairo-Addis Abeba-Luanda, para amanhã começar a trabalhar na correcção dos erros observados na partida da primeira-mão.
O desafio da segunda-mão está marcado para 7 de Outubro, às 15h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro.
Os Palanquinhas desembarcaram ontem ao princípio da tarde, provenientes do Cairo, onde sábado à noite perderam com a similar do Egipto, por 1-2, no estádio da Academia Militar, em desafio da primeira-mão.
No jogo de sábado, os angolanos terminaram a primeira parte do desafio a vencer, por 1-0, com golo de Filipe, mas os egípcios conseguiram igualar e dar a volta ao marcador, com o tento da vitória a ser apontado na ponta final, depois de uma fífia do guarda-redes Neblu.
Os angolanos estrearam-se na competição africana em 1999, no Ghana (Accra), onde integraram o Grupo A e ficaram na quarta e última posição, com zero pontos, ao lado das selecções do Mali (4), Camarões (5) e Ghana (7).
Palanquinhas e Faraós jogaram pela primeira vez em 2005, na cidade de Cotonou, capital do Benin, com uma vitória dos egípcios, por 0-1, em desafio para o Grupo B da fase final de grupos do Africano.
No CAN do Benin, onde os angolanos estiveram pela última vez, ocuparam a quarta e última posição do Grupo B, com um ponto, atrás do Lesotho (3), Marrocos (7) e Egipto (7). Os angolanos sagraram-se campeões africanos em 2001, em Adis Abeba, após a vitória na final sobre o Ghana, por 2-0, depois de ocuparem a segunda posição do Grupo A na primeira fase da prova. A primeira-mão desta eliminatória forneceu os seguintes resultados: Burkina Faso-Gabão (2-2), Ghana-Marrocos (4-1), Camarões-RD Congo (2-0), Zâmbia-Mali (2-2), Benin-Senegal (3-1) e África do Sul-Nigéria (1-1).
Fonte: JA