A Selecção Nacional de Futebol cumpre hoje, às 9h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, no distrito urbano do Kilamba Kiaxi, o último treino antes do jogo com a congénere do Zimbabwe amanhã à tarde, em Luanda.
Nesta sessão de preparação, Gustavo Ferrín volta a exercitar os aspectos de circulação da bola para as transições defesa-ataque e a marcação de pontapés de canto, de modo a rever alguns pormenores de jogo.
Após o treino, o técnico realiza uma conferência de imprensa sobre o jogo de amanhã.
Ontem à tarde, os Palancas treinaram no campo de apoio do Estádio Nacional 11 de Novembro, onde o seleccionador repartiu o grupo para trabalhar as situações de jogo e observar também a condição física dos atletas.
Na quinta-feira à noite, Gustavo Ferrín afastou do grupo de trabalho Geraldo, do Paraná Clube do Brasil, Bugo (Nacional de Benguela), Gomito (Recreativo do Libolo), Neblú e Paizo (1º de Agosto), Paty e Castro (Interclube).
O médio trinco Vado, do Recreativo da Caála, foi o primeiro a ser dispensado pelo seleccionador, devido a uma lesão contraído num dos joelhos no Girabola.
Os Palancas procuram a sétima qualificação para a fase final do CAN, na África do Sul, onde curiosamente efectuou a estreia, em 1996, no Grupo A. Na prova, os angolanos ocuparam a última posição, com um ponto, atrás das selecções dos Camarões (3), Egipto (6) e África do Sul (6).
No CAN’2012, disputado no Gabão e Guiné Equatorial, os Palancas ocuparam a terceira posição do Grupo B, com quatro pontos, atrás do Sudão (4) e Costa do Marfim (9). O Burkina Faso ficou em quarto e último lugar da série, sem pontuar. A selecção do Zimbabwe é aguardada apenas esta manhã, em Luanda, no voo da sua companhia de bandeira, para às 16h00 efectuar o treino de reconhecimento e adaptação à relva do Estádio Nacional 11 de Novembro.
Os adversários dos Palancas ficam hospedados no Hotel Tivoli e chegam com uma comitiva de 33 pessoas, entre atletas, oficiais e membros da federação local.
Em Luanda, encontra-se desde ontem a equipa de arbitragem do Quénia, chefiada pelo juiz Sylvester Kirwa e coadjuvado por Elias Wamalwa e Peter Keirini. O queniano Moses Osano é o quarto árbitro, enquanto o namibiano John Muinjo foi indicado para comissário da partida.
Este desafio é referente à segunda mão da terceira e última eliminatória de qualificação para a fase final da 29ª edição da Taça de África das Nações (CAN), em 2013, na África do Sul.
No embate da primeira mão, os Palancas Negras foram derrotados pela congénere dos Bravos Guerreiros, por 1-3, no Rufaro Stadium, em Harare.