Sábado, Dezembro 2, 2023
11.2 C
Lisboa
More

    Seis Estados nigerianos contestam eleição na Suprema Corte

    Seis Estados nigerianos comandados pela oposição pediram à Suprema Corte que declare inválido o resultado da eleição presidencial do fim de semana passado, alegando que o órgão eleitoral violou a lei e suas próprias regras durante a contagem, mostraram documentos do tribunal.

    Bola Tinubu, candidato do partido governista Congresso de Todos os Progressistas, foi declarado vencedor, mas os dois principais oponentes disseram que o resultado foi fraudado e prometeram contestá-lo judicialmente.

    Seis dos 36 Estados da Nigéria – Adamawa, Akwa Ibom, Bayelsa, Delta, Edo e Sokoto – disseram em documentos judiciais datados de 28 de fevereiro que o órgão eleitoral falhou em transmitir os resultados eletronicamente por meio de um sistema destinado a mostrar transparência.

    Eles buscam uma declaração judicial de que todos os resultados das eleições presidenciais anunciados pelo presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente “foram inválidos, nulos e sem efeito”.

    Não houve comentários imediatos sobre o caso por parte do governo, da campanha de Tinubu, da Comissão Eleitoral ou do procurador-geral da Nigéria, Abubakar Malami, que foi formalmente citado como réu no processo.

    Os Estados são liderados por governadores do principal partido da oposição, o Partido Democrático do Povo, cujo candidato Atiku Abubakar ficou em segundo lugar na eleição presidencial, de acordo com a contagem oficial.

    Observadores eleitorais de União Europeia, Commonwealth e outros órgãos relataram uma série de problemas, entre eles falhas em sistemas projetados para impedir a manipulação de votos.

    Publicidade

    spot_img
    FonteREUTERS

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mercosul e UE estão ‘próximos de fechar’ acordo, diz Lula

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (1º) que o Mercosul e a União Europeia (UE)...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema