O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o guineense Domingos Simões Pereira, está desde domingo em Nova Iorque para assistir aos trabalhos da Assembleia Geral das Nações Unidas e reunir-se com o Grupo de Contacto para a Guiné-Bissau.
Durante a sua estada em Nova Iorque, Domingos Simões Pereira vai aproveitar para encontrar-se com os chefes da diplomacia dos “Oito” e dos países com estatuto de observador da organização (Guiné Equatorial, Ilhas Maurícias e Senegal) para concertação político-diplomática.
Simões Pereira, no cargo desde a última cimeira da organização, que junta Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, realizada em Julho último em Lisboa, adiantou ter pedido um encontro com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ainda por confirmar.
O secretário executivo da CPLP vai também participar, na quinta-feira, numa reunião preparatória do Grupo Internacional de Contacto para a Guiné-Bissau, organismo que visa ajudar as autoridades guineenses a ultrapassar as sucessivas crises políticas e militares.
O Grupo congrega vários Estados, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, França, Ghana, Níger, Portugal e Senegal.
A organização integra também a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA), União Europeia (UE), União Africana (UA) e várias agências das Nações Unidas.
Fonte: Jornal de Angola
Fotografia: Rogério Tuty