José Sayovo chega ao país amanhã às 14h00, proveniente de Londres, onde disputou a 14ª edição dos Jogos Paralímpicos, na categoria T11 (deficiente visual total), tendo conquistado uma medalha de ouro nos 400 metros e uma de bronze nos 200.
O Movimento Nacional Espontâneo (MNE) realiza uma recepção condigna ao atleta e aos demais integrantes da delegação angolana na prova. Segundo o vice-presidente, António Fiel “Didi”, José Sayovo vai ser recebido com muita alegria, abraços e flores.
“Após o pronunciamento do ministro da Reinserção Social, João Baptista Cussumua, e do titular da pasta da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, vamos fazer um cortejo no carro alegórico. Vamos sair do aeroporto em direcção à praça da Independência e descemos até ao largo da Sagrada Família. Depois percorremos a rua Amílcar Cabral em direcção à Mutamba e Marginal”, disse.
Depois de entrar na nova Marginal, a caravana segue em direcção ao hotel Baía onde vai decorrer uma cerimónia. “Esta cerimónia vai ser presidida pelo ministro Gonçalves Muandumba. Contamos também com a mensagem da ANDA, de José Sayovo, em nome de todos os atletas, e da presidente da Mesa da Assembleia do Comité Paralímpico, Fátima Jardim. Leonel da Rocha Pinto, presidente do Comité Paralímpico, vai fazer o encerramento”, anunciou.
Na conquista da medalha de ouro na prova dos 400 metros, José Sayovo cronometrou o tempo de 50 segundos e 75 décimos. O atleta, ajudado pelo seu guia, Nicolau Palanca, bateu o seu recorde pessoal e recuperou o título que tinha conquistado em Atenas em 2004.
José Sayovo é o atleta angolano mais coroado no desporto adaptado. Ganhou a medalha de ouro em 2004, nos Jogos de Atenas, nas provas dos 100, 200 e 400 metros, batendo recordes nestas três provas. Em 2008, em nos Jogos de Pequim, conquistou a medalha de prata nas três categorias.
Fonte: JA