Sábado, Setembro 7, 2024
21.9 C
Lisboa
More

    Saúde no Negage necessita de mais de 100 novos enfermeiros

    O sector de saúde no município de Negage, província do Uíge, necessita de cerca de 120 novos enfermeiros para melhorar o funcionamento e a assistência da população que afluem às diversas unidades sanitárias distribuídas nas aldeias, regedorias e comunas do município.

    Segundo o chefe da repartição da saúde, Mateus Jorge Pinto, em declarações hoje à Angop, existem 24 unidades sanitárias entre postos e centros médicos distribuídas nas diversas localidades onde labutam 76 enfermeiros entre técnicos médios e básicos assegurados por cinco médicos, entre eles três cubanos, um vietnamita, igual número de coreanos das áreas de pediatria, cirurgia, maternidade, ortopedia e medicina geral.

    Mateus Jorge Pinto avançou que são necessários também sete médicos de diversas especialidades, visto que o número de médicos e enfermeiros existentes na região não corresponde à demanda dos pacientes que afluem às diversas unidades sanitárias.

    Acrescentou que a repartição municipal, em colaboração com a administração municipal do Negage, através dos serviços municipalizados de saúde, pretendem construir este ano mais oito unidades sanitárias, entre postos e centros médicos, nas diversas localidades, reabilitação do centro materno-infantil na sede do município, bem como a ampliação e apetrechamento de alguns centros e postos já existentes nas localidades e que não funcionam por não estarem equipados.

    A construção de novas salas de parto nas localidades de Cangundo, Cazango e Quitua, aquisição de mais equipamentos para fumigação das diversas áreas onde os mosquitos abundam constantemente, criação de equipas de sensibilização e combate à malária e outras, constam também das acções agendadas para o presente ano.

    Segundo o técnico, a malária, doenças diarreicas e respiratórias agudas, infecções da pele e outras como são as doenças mais predominantes na região, tendo apontado as localidades de Cozolo, comuna de Quisseque, Caua Capim, aldeia da Missão e no Caua Grande, como áreas mais afectadas com casos de malária.

    “Vamos redobrar as políticas de sensibilização junto das comunidades, sobretudo no melhoramento do saneamento básico do meio, em conjunto com as autoridades tradicionais, famílias e outros membros residentes nas respectivas regedorias, para a prevenção de várias doenças que afectam a população”, frisou.

    Mateus Jorge Pinto lembrou que o município possui um hospital municipal de referência com capacidade de cerca de 70 camas e comporta as áreas de Pediatria, Medicina, Maternidade, Cirurgia, Consultas Pré-natais, PAV, Ortopedia, Banco de Urgência e outros serviços.

    Está assegurado por mais de 60 enfermeiros e cinco médicos, acrescentando que recentemente o governo da província ofereceu à
    unidade sanitária uma ambulância, tendo reforçado para duas viaturas no apoio dos serviços de saúde.

    Para além disso, acrescentou, a repartição, em colaboração com a administração municipal, já possuiu uma ambulância e requisitou mais duas para facilitar a recolha e a evacuação dos vários pacientes atendidos nas comunas e localidades mais longínquos do município.

    O hospital municipal atende também os pacientes provenientes dos municípios do Púri, Bungo, Camabatela e outras localidades circunvizinhas do município.

    O município de Negage, situado a 37 quilómetros ao nordeste da cidade capital da província do Uíge, é composto pelas comunas do Dimuca e Quisseque, 27 regedorias, 82 aldeias com uma população estimada em cerca de 110 mil 225 habitantes.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Incêndio em escola do Quênia mata 17 crianças

    Ao menos 17 crianças morreram em um incêndio que destruiu o dormitório de uma escola na região central do...

    Artigos Relacionados

    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema