Segunda-feira, Maio 6, 2024
15.3 C
Lisboa
More

    Sara Dem vencedora do Festival da Canção

    A concorrente Sara Dem foi eleita a grande vencedora da 15ª edição do Festival da Canção de Luanda da LAC, realizada na sexta-feira à noite, no Cine Atlântico, ao ser distinguida nas categorias de Melhor Intérprete e Melhor Voz.
    Com a canção “Coisas do Amor”, da autoria de André Mingas, Sara Dem conquistou o público e convenceu o júri, sendo a mais aplaudida entre os participantes. Como Melhor Intérprete, Sara Dem recebeu a quantia de um milhão kwanzas e 200 mil como Melhor Voz do festival.
    Pela canção “Tons de Azul”, também da autoria de André Mingas, o concorrente Toty recebeu o prémio LAC-Unitel, no valor de 200 mil kwanzas. Aos oito restantes concorrentes foram entregues diplomas de participação.
    Nesta edição, as categorias de Melhor Composição e Letra não foram incluídas, por se tratar de temas de um único artista, no caso, o homenageado André Mingas.
    O festival teve três grandes momentos: homenagem ao malogrado músico André Mingas, tributo à cidade de Luanda e a actuação da cantora brasileira Maria Gadú.
    Depois da actuação dos dez concorrentes do festival, o público assistiu a um musical de primeira água do Ballet Tradicional Kilandukilo, dirigido por Miguel Hurst. Foram momentos marcantes que serviram para retratar os hábitos culturais e costumes dos habitantes de Luanda.
    A terceira parte do festival ficou reservada à actuação da convidada especial, a cantora brasileira Maria Gadú, que neste seu primeiro espectáculo em Angola ganhou muitos aplausos dos espectadores, sobretudo com a canção “Simbalae”.

    Tributo a André Mingas

    Com a sala do Cine Atlântico lotada, muito público acompanhou o espectáculo de pé, sem que isso os preocupasse, porque era grande a vontade de assistir ao espectáculo, que começou com depoimentos gravados do crítico de jazz Jerónimo Belo sobre André Mingas, o homenageado da noite.
    O júri, presidido por José Machado e composto pelos músicos Filipe Mukenga, Dodó Miranda, Afrikanita e o representante da LAC Lito Costa, avaliaram a Melhor Interpretação e a Melhor Voz, que foi sem qualquer contestação de Sara Dem. Ayhame Mingas, filho do homenageado, recebeu da organização uma salva de prata, pelo legado e contributo de André Mingas para o engrandecimento e valorização da música angolana.

    Público festivo

    Maria Gadú, com o seu tom de voz forte e agudo, em pouco mais de 30 minutos fez delirar a plateia, que interagia, acompanhando a artista na interpretação de temas do seu recente trabalho discográfico “Mais uma página”. A cantora agradeceu emocionada o convite da organização do festival. “Está a ser um prazer poder, aqui em palco, partilhar este momento maravilhoso com os angolanos”, disse, agradecida.
    No final da homenagem à cidade de Luanda, pelo Ballet Tradicional Kilandukilo, Miguel Hurst disse ao Jornal de Angola que foi um grande desafio preparar o musical, mas sentiu-se satisfeito pelo reconhecimento e apreço do público. “Adoro o público de Luanda, participou e interagiu lindamente com os artistas, tornando a festa num momento fantástico”, realçou.

    Tarefa difícil

    Com dez candidatos a disputarem o título de Melhor Intérprete da Canção de Luanda, o festival manteve os mesmos parâmetros do formato da edição anterior. Apesar de não ter sido um desafio simples, quase todos estiveram à altura do espectáculo e rigor da organização em fazer os cantores respeitarem a linha melódica de André Mingas. Os concorrentes foram acompanhados por uma orquestra formada por artistas angolanos e cubanos, dirigida pelo instrumentista Simmons Mansini (director musical), Nino Jazz (teclados), Hélio Cruz (bateria), Isaú (guitarras), Maió (viola baixo), Dalú e Suendi Ndala (percussão), Inácio do Fumo (dikanza), Benvindo (batuque), Aninhas, Bety, Delinho e Kikola (coros) e os cubanos Ivan (segundo teclados), Franck (primeiro violino) e Alan (primeiro violoncelo).   Participaram na 15ª edição do Festival da Canção de Luanda os concorrentes Nelson Ngenohaita, que interpretou o tema “O que eu quero”, Abiude Ngola (Jisabu), Cidy (Giminina), Sara Dem (Coisas do amor), Délio Guimarães (Ser mulher), Toty (Tons de azul), Isabel Simão (Nudez), Garibaldino Sinedima (Mufete), Venâncio Bento (Hino do amor) e Elmah Coelho (Esperança).
    A organização realizou ateliers de pintura e escultura e montou uma tenda de livros à entrada do Cine Atlântico, onde convidou para trabalhar neste projecto inovador Saby, Etona e Kanguimbo Ananaz, que sem cobrar decidiram juntar-se à iniciativa da LAC para dar maior visibilidade às expressões artísticas nacionais.

    Cantora Sara Dem vai seguir carreira

    Dar continuidade à educação musical, aprender a tocar instrumentos, com o objectivo de seguir uma carreira musical sólida, são os passos que a vencedora da 15ª edição do Festival da Canção de Luanda pretende dar nos próximos dias.
    Em declarações à imprensa, a cantora, que triunfou nas categorias de Melhor Interpretação e Melhor Voz, com o tema “Coisas do Amor”, assegurou que vai apostar na sua carreira como cantora. Emocionada pelo feito, Sara Dem afirmou estar preparada para enfrentar as dificuldades e gostava de fazer um dueto com Yola Semedo. Quanto à linha musical a seguir, disse não ter um género definido, mas identifica-se com os r&b, soul e zouk.
    Interpretar André Mingas e vencer foi para ela uma honra e um momento inesquecível. “Sinto-me honrada por interpretar temas de André Mingas, um dos grandes músicos nacionais. Trabalhei muito para conquistar o prémio. Estou muito feliz e dedico o prémio à minha família e aos colegas, pois sempre me apoiaram e demonstraram um excelente trabalho.”
    Sara Dem, 25 anos, abraçou a música há mais de 13 anos, a interpretar gospel, no coral da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Tem participações nos coros de temas de Yola Semedo, Dodó Miranda, Sandocan e do grupo de rap Army Squad.
    Toty, vencedor da categoria LAC-Unitel (concorrente mais votado por via telefónica), disse ser uma honra interpretar temas de André Mingas, uma grande figura da música nacional e que influencia a sua carreira. “Tornei-me num vencedor a partir do momento em que fui convidado a concorrer e cantar a música de André Mingas neste prestigioso festival. Eu interpreto as músicas de André Mingas há três anos”, disse.

    LAC apoia Sara Dem

    José Machado, presidente do júri da 15ª edição do Festival da Canção de Luanda, deu a conhecer ao Jornal de Angola que a organização do concurso pretende estudar, nos próximos dias, um programa para a promoção da carreira musical da intérprete vencedora, sobretudo através da televisão.
    “Já falei com a organização para lançar esta jovem, porque é mais uma estrela que vai brilhar no firmamento e aumentar a qualidade no nosso mosaico artístico.”
    Segundo José Machado, não foi fácil encontrar o vencedor do prémio, porquanto qualquer um dos concorrentes soube interpretar e honrar da melhor forma a figura e a estatura de André Mingas.
    No entanto, de acordo com os critérios de avaliação, Sara Dem conquistou o galardão porque arrasou e conseguiu convencer o júri e a plateia, com uma interpretação estonteante e a sua excelente voz.
    “Fiquei impressionado com a valorização da nossa cultura, porque André Mingas é um marco a ser recordado permanentemente pelos nossos jovens e esta é uma boa opção para a escolha de uma carreira artística com qualidade.”
    Ayhame Mingas, filho do homenageado, confessou estar emocionado pelo grande desempenho e qualidade dos concorrentes e da banda musical. Na sua opinião, os candidatos souberam honrar a memória do pai, cujos feitos continuam presentes nas novas gerações.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    00:00:36

    Mais de 1,6 milhões de pessoas assistiram ao concerto de Madonna no Rio de Janeiro

    O último concerto da Celebration Tour terminou com um recorde para a Rainha do Pop. Mais de 1,6 milhões...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema