Terça-feira, Julho 16, 2024
18.7 C
Lisboa
More

    SANTOCAS Conta a sua vida e história em CD

    Santocas

    Dentro de poucas semanas teremos “depois de 30 anos de promessas”, como bem diz numa das  10 canções do seu primeiro CD,  intitulado “a minha vida, a minha história”, o prazer de o ouvir cantar, de forma mais actual e moderna, as melodias que o tornaram numa das importantes referências da música popular angolana.

    António Sebastião Vicente, aliás, Santocas é neste momento um artista eivado de ansiedade, não tendo mãos a medir, para tornar o seu álbum num produto ao alcance do maior número de fãs. A rádio já iniciou a campanha promocional, com o tema kikongo “Sompa”, fazendo subir a temperatura na comunidade simpatizante. Por este tema, produzido por Betinho Feijó, o homem que revolucionou o semba, com a introdução de novas sonoridades, se pode aquilitar o conteúdo de “a minha vida, a minha história”, onde intervém uma voz autorizada do musichall angolano, Walter Ananás e instrumentistas de nomeada, como o guitarrista Teddy Nsingi e o maior percussionista de todos os tempos, Joãozinho Morgado.

    De harmonia com a nossa fonte, neste primeiro CD estão condensados os temas que o tornaram num dos mais populares personagens da música que se produzia nos anos 70. De realçar o tema “os meninos da minha escola”, de autoria do poeta Manuel Rui Monteiro e o poema “Contratado”, de Agostinho Neto.

    O  CD gravado parcialmente, em Angola, Portugal e misturado em França é uma interessante proposta musical, onde se destacam os arranjos do produtor Betinho Feijó que evidencia uma vez mais a classe a que já nos habituou com as suas belíssimas harmonias. Instrumentos como o piano, kora e metais, por sinal muito bem executados, dão às músicas um colorido diferente, produzindo considerações muito positivas, sobre o trabalho de inovação rítmica, que acontece ao nível das produções.

    Com este disco Santocas entra pela porta grande da música e as 10 mil cópias do álbum, que pretende colocar na Praça da Independência justificam plenamente a aposta nesta produção de alto nível.

    Outras leituras prometemos fazer quando tivermos acesso ao álbum do autor dos célebres temas “batalha de Kifangondo”e “Valódia”.

     

    Dias dos Santos

    Fonte: portaldeangola

    Fotografia: O País

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Chegou a altura de verificar a realidade económica da Arábia Saudita?

    A Arábia Saudita enfrenta o momento mais precário de sua reinvenção económica. Oito anos depois que o atual príncipe...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema